Na sexta-feira (25), às 10h30, o COC vai receber o juiz de Direito Márlon Reis - o autor da Lei da Ficha Limpa. Na oportunidade, ele irá mediar um debate com o tema "O Jovem e a Democracia". O evento faz parte do Momento Cultural, realizado na escola toda sexta-feira durante o intervalo das aulas. Um levantamento feito pelo Instituto Polis mostra a negação da juventude diante das formas tradicionais de participação política, como filiação partidária ou em movimentos sociais.
A pesquisa, feita de julho de 2004 a novembro de 2005, revela ainda que no Brasil há 34 milhões de jovens entre 15 e 24 anos e parte significativa desse número está longe de ser reconhecida como sujeito de direitos e incluída ativamente no processo democrático, daí a importância do debate. "A democracia não é apenas um sistema político, mas um conjunto de valores que precisa ser desenvolvido desde cedo. A juventude é a principal força motriz da democracia", defende Reis.
Além de juiz e escritor, Márlon Reis vai apresentar uma identidade que poucos conhecem - a de cantor. "O evento vai proporcionar a possibilidade dos alunos conhecê-lo como músico e também valorizando a ideia de que, independente da profissão, eles podem exercer e vivenciar uma atividade artística", explica o coordenador de eventos, Axel Brito.
Outra atração do Momento Cultural será a apresentação do livro O Gigante Acordado, de autoria do juiz. A obra fala da conjuntura política brasileira e da mobilização pelo combate à compra de votos. Aspectos recentes, como as manifestações dos 20 centavos, realizadas por todo país em junho de 2013.
Perfil do palestrante - Formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Possui estudos avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidade de Zaragoza, Espanha, onde cursa programa de doutorado. Sua tese tem por base uma análise dos impactos políticos da mobilização social no combate à corrupção nas eleições no Brasil. Publicou dezenas de artigos em jornais e revistas científicas. (Assessoria de Imprensa COC)