Com 27 pontos conquistados, 11 pontos a mais do que a segunda colocada, a Escola Municipal Frei Manoel Procópio consagrou-se a grande campeã dos Jogos Escolares de Imperatriz, JEIs 2019, em todas as categorias do Judô, masculino e feminino. O procurador-geral do Município Rodrigo do Carmo representou o prefeito Assis Ramos e o secretário titular da Sedel, Eudes Feitosa, na solenidade de abertura, além de ter acompanhado a participação de um de seus filhos que é judoca.
Realizadas durante todo o sábado, 8, no complexo Esportivo Barjonas Lobão, as disputas do Judô reuniram 158 atletas distribuídos em categorias como pré-mirim, mirim, infantil ligeiro, e infanto, masculino e feminino. Desse total, 41 atletas são do sexo feminino, o que mostra um avanço com a maior participação feminina no esporte.
Após a solenidade de abertura iniciaram os combates com atletas do pré-mirim. Em seguida foi a vez da premiação para aqueles atletas que venceram por Wx0, ou seja, por algum motivo os seus oponentes não compareceram para o combate.
Durante os combates muita empolgação, apreensão e incentivo de familiares que acompanhavam tudo das arquibancadas. Entre os atletas, alguns sentiram um misto de satisfação e muita emoção pelos bons resultados.
Na categoria pré-mirim iniciante, até 8 anos, um dos destaques foi Luís Henrique, da Escola Municipal Renato Cortez Moreira, que conquistou a medalha de ouro após uma campanha impecável de vitórias por Ippon, a maior pontuação do judô, quando o atleta consegue derrubar o adversário com as costas no tatame.
Já o atleta Vitor Emanoel, da Escola Tocantins deixou o pódio chorando e foi abraçado pela mãe. "Ele está assim porque foi esta é a primeira vez que ele perde, já ganhou sete medalhas de ouro nos Jogos Escolares, olimpíadas Dom Bosco e duas Copas Infantil Ligeiro da Academia Mazzili", justificou a mãe Denise da Silva Conceição. Ela acrescentou que o garoto, também, está se recuperando de uma virose que prejudicou os treinos.
O coordenador do Judô, Raniere Mazzili avaliou de forma positiva as disputas das várias categorias. "Tivemos um aumento na quantidade de atletas e na quantidade técnica dos alunos. O projeto social Judô com amor, que nós temos, participou dos Jogos Escolares e os alunos se saíram muito bem", avaliou acrescentando que "independentemente de qualquer coisa a avaliação geral foi muito boa e a todos os envolvidos estão de parabéns".
Raniere Mazzili fez questão de destacar que o Judô não "é apenas luta", que vem em segundo plano. O essencial, segundo ele, é repassar a formação ao aluno para torna-lo um cidadão de bem no futuro.
Todos os atletas que conquistaram medalhas ouro estão automaticamente classificados para disputas do Jogos Escolares Maranhenses, JEMs. O judô é um esporte de luta que tem grande representatividade que saiu dos Jogos Escolares como é o caso de Ítalo Mazzili, que se prepara para disputar o Open Panamericano de Quito, no Equador entre os dias 14 a 16 de Junho, evento que já conta com 20 países confirmados. Ítalo busca pontuação que o garanta no ranking para as próximas olimpíadas. (João Rodrigues-Ascom)
Ranking de classificação
1º-Frei Manoel Procópio 27 pontos
2º-Dom Bosco 16 pontos
3º-Escola Tocantins 9 pontos
4º-Cantinho do Saber 22 pontos
5º-EST 24 pontos
6º-Renato Cortez 7 pontos
7º-Getsemani 11 pontos
8º-Pequeno Davi 11 pontos
9º-CSL 5 pontos
10º-Santa Laura 4 pontos
11º-Criativa 4 pontos
12º-Santos Dumont 3 pontos
13º-Giovanni Zanni 3 pontos
14º-Arteceb 1 ponto
14º-Cebama 1 ponto
14º COC 1 ponto
17º-Nascimento de Moraes 3 pontos
18º-Governador Archer 1 ponto
18º-IBADI 1 ponto
18º-Tiradentes 1 ponto
21º- CEGA 1 ponto
22º-Santo Inácio 1 ponto
22º- Urbano Rocha 1 ponto.
Comentários