Juíza Ana Beatriz, uma das coordenadoras do evento
Comunidade do Recanto Universitário está comparecendo em massa no evento
Corte de cabelo é um dos serviços prestados à comunidade
Criançada se diverte nos brinquedos colocados à disposição da comunidade

Dema de Oliveira

A Justiça nos Bairros é um projeto da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão e coordenado em Imperatriz pela juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, titular da 2ª Vara Cível, e pretende alcançar todos os municípios do estado, por meio da atuação dos juízes de cada comarca.
O projeto funciona em rede e em cada município conta com a parceria dos agentes públicos locais. O objetivo do projeto é fortalecer a união entre os moradores, oferecendo suporte necessário para a solução dos problemas locais.
Em Imperatriz, está sendo realizada mais uma etapa desse projeto, desta feita no Recanto Universitário, onde tem uma comunidade de 450 moradores. A primeira aconteceu no bairro Leandra.
No Recanto Universitário, o evento, que iniciou nessa quarta-feira  e termina hoje (30), está sendo realizado no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Lúcia.
A juíza Ana Beatriz Jorge de Carvalho Maia, uma entusiasta desse projeto, disse à reportagem de O PROGRESSO que em ocasiões como essa é que o cidadão desperta para o exercício da cidadania. “Nesse projeto o Judiciário tem oportunidade de ir para a comunidade para que possa conhecer um pouco mais da realidade  do morador. Nada melhor do que a gente conviver com o cidadão. Aqui no bairro, a pessoa se sente mais segura para opinar sobre as questões e pedir uma informação”, disse a magistrada.
Ana Beatriz explicou que sem a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), que é um agente público, não seria possível a realização desse evento.
Antes de acontecer esse evento no Recanto Universitário, foram feitas reuniões com a comunidade e foram os moradores que fizeram a pauta do que queriam que acontecesse. E isso está sendo realizado à risca.
Portanto, vários eventos estão sendo realizados. O Judiciário, ministrando palestras, como a do juiz da Infância e da Juventude, Dr. Delvan Tavares, Defensoria Pública, Vara da Violência Doméstica, com esclarecimentos não só para as mulheres, mas principalmente aos homens, e palestras com policiais militares do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD).
Além disso, outros serviços paralelos estão sendo desenvolvidos no evento, como corte de cabelo, posto do INSS para esclarecimentos, posto do Procon, bem como os acadêmicos de Direito. Vários acordos judiciais aconteceram e a Justiça vai homologar esses acordos.
Para fechar com chave de ouro o evento, será realizado hoje casamento comunitário de 422 casais.