Aluna do curso de qualificação profissional Padeiro e Confeiteiro do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA), entidade do Sistema FIEMA, Ana Rodrigues, viu no curso a oportunidade de montar seu próprio negócio. Após ficar desempregada, passou a trabalhar com encomendas para festas e aniversários. Assim como Ana, cerca de 25 jovens concluíram o curso e boa parte já está em atuação no mercado de trabalho.
"Os alunos são preparados para atuar tanto no mercado quanto para se tornarem empreendedores, pois a metodologia do SENAI garante que eles se destaquem em quaisquer que sejam os caminhos escolhidos para atuação. E nós fazemos questão de desafiá-los, a fim de que contribuam e tragam inovação para o mercado", ressaltou o engenheiro de alimentos e instrutor do SENAI, Diego Madeira.
Na finalização do curso, os alunos apresentaram seus produtos ao público e empresários convidados. Cachorro-quente no pote, panqueca saudável, brigadeiro gourmet foram algumas das receitas inovadoras de pães, massas e tortas desenvolvidas com plantas e raízes.
Os participantes demonstraram ter criatividade. A concluinte Maria Conceição, desenvolveu a receita de um pão com a planta ora-pro- nóbis, conhecida como carne dos pobres no nordeste, pelo seu alto teor de proteínas. "É uma receita simples, mas com muito valor nutritivo, já que a planta além de riquíssima em proteína, é rica em vitamina A, B e C, magnésio, fósforo e cálcio".
Representando o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp), o presidente Iran Alves, destacou a importância da qualificação e parceria. "O sindicato está de portas abertas tanto para receber a mão de obra qualificada, quanto para integrar os novos empresários que surgem a partir de cursos como esse".
MUNDO SENAI - A iniciativa que faz parte da programação do Mundo SENAI, foi concluída com abertura das portas da entidade a comunidade e empresários do setor, a fim de que eles conhecessem a área de alimentos e bebidas da instituição. Na oportunidade, os participantes puderam conhecer a programação e grade dos cursos, além de ter acesso ao laboratório de panificação com equipamentos modernos e instalações dentro dos padrões exigidos.
"O ensino técnico é o caminho mais curto para o mercado de trabalho com perspectivas de ingresso ao ensino superior e também prepara os alunos para se tornarem empreendedores. Além disso existem pesquisas que comprovam que 80% dos alunos com formação técnica têm conseguido boas colocações e melhor reconhecimento nas empresas", destaca o gerente do SENAI Imperatriz, Juares Sanches.
Publicado em Cidade na Edição Nº 16393
Jovens concluem curso e apresentam produtos inovadores na área de panificação e confeitaria em Imperatriz
A iniciativa que fez parte da programação Mundo SENAI, contou com a participação da comunidade e empresários
Comentários