Raimundo Primeiro conversa com o professor José Oliveira

O entrevistado desta quinta-feira, 12 de dezembro, do Programa "Nossa Gente", é o economista e professor universitário José Ribamar Ferreira Oliveira, 73 anos. Recém-formado, ele chegou na cidade aos 27 anos. O governador do Estado era Nunes Freire. Casado com a também professora universitária Maria Eline Barbosa Oliveira, é pai de quatro filhos: Gustavo Oliveira, Caroline Oliveira, Carissa Oliveira, Adriane Oliveira e Eliane de Sousa.
José Oliveira, o professor Oliveira, como é mais conhecido, já atuou em diversas áreas, chegando a ser secretário municipal da Fazenda durante a gestão do então major Carlos Aberto Barateiro da Costa (interventor), seu contemporâneo de faculdade. Depois, teve outras passagens pela Prefeitura Municipal, sendo uma delas na gestão do ex-prefeito Ildon Marques de Sousa. Atualmente, é conselheiro do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-MA). 
O professor Oliveira instalou e dirigiu a Uema em Açailândia durante 12 anos. Na entrevista, ele também fala sobre o processo de desenvolvimento de Imperatriz.
A entrevista, exclusiva, com o professor Oliveira será exibida hoje, em dois horários: às 9h30 e às 23h pela TV PROGRESSO WEB.

A seguir, trechos da entrevista concedida pelo professor Oliveira a TV PROGRESSO WEB:

TV PROGRESSO WEB - Quem é José Ribamar Oliveira?
JOSÉ OLIVEIRA -
Sou maranhense, de Cururupu. Cheguei a Imperatriz após uma luta para estudar e trabalhar, em 24 de novembro de 1975. Moro na cidade há 44 anos. Já cheguei com a minha família. Sou casado com a professora Eline, minha esposa, dedicada. Aqui construímos a nossa família, a nossa vida.

TV PROGRESSO WEB - Quantos filhos?
JOSÉ OLIVEIRA -
Temos quatro filhos - um homem e três mulheres. Elas nasceram em Imperatriz.

TV PROGRESSO WEB - Ser professor é compartilhar conhecimento?
JOSÉ OLIVEIRA
- Comentam que a profissão de professor é um sacrifício. Na verdade, é uma missão muito árdua, tendo em vista passar pelo professor profissionais das diversas áreas. Trata-se de uma atividade que enriquece. Portanto, muito gratificante.

TV PROGRESSO WEB - Como aconteceu a sua entrada na Uema?
JOSÉ OLIVEIRA
- Sou concursado da Universidade Estadual do Maranhão. Antes, porém, quando iniciou o Curso de Administração de Empresas, fui convidado para lecionar no Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (Cesi/Uema), em 1994.

TV PROGRESSO WEB - Como era a Imperatriz daquela época?
JOSÉ OLIVEIRA
- A cidade já possuía vocação natural para os setores primário e secundário. Era a década de 70, chegando pessoas de vários estados. Empreendiam em seus negócios nos setores de serraria, beneficiamento de arroz e agropecuário.

TV PROGRESSO WEB - O senhor é um municipalista?
JOSÉ OLIVEIRA
- Sim. O ente que existe de fato e de direito é o município. Outra coisa: o dinheiro não é do prefeito, o dinheiro não é do governador. O dinheiro é de quem produz, de quem consome.

TV PROGRESSO WEB - Como fazer a distribuição correta da verba pública?
JOSÉ OLIVEIRA -
Temos a nossa Constituição cheia de emendas, mas temos uma lei que dá as diretrizes. A Lei de Responsabilidade Fiscal, impõe aos municípios um planejamento, só que de curto prazo. Temos o PPA (Plano Plurianual), a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) e a LOA (Lei Orçamentária Anual), que é o orçamento, tudo dentro do seu prazo. 

TV PROGRESSO WEB - Educação é a base de tudo?
JOSÉ OLIVEIRA
- Por meio da educação, a pessoa consegue avançar. Ter uma melhor saúde. Observamos a força de Imperatriz no contexto regional. Imperatriz saiu na frente com a construção da Belém-Brasília. A cidade só existia da Lagoa Verde para cá. Ou seja, para lá, tudo é novo. De 1955 para cá, a cidade já teve desmembrados 14 municípios. Entrevista produzida pelo jornalista Raimundo Primeiro.

VEJA A ENTREVISTA ACESSANDO: 
www.oprogresso.tv.br  e www.radioprogresso.net