Hemerson Pinto

“Vidas em pauta” é o título do livro dos jornalistas Hyana Reis, Janaína Amorim, Maurício Sousa e Welbert Queiroz, com a participação de Hemerson Pinto. O trabalho do grupo reúne histórias de vida de pessoas que dentro das suas atividades colaboraram com o desenvolvimento e com o dia a dia de Imperatriz.
A ideia surgiu após o encerramento das atividades do jornal Correio Popular, veículo de comunicação que entre os anos de 2011 e 2013 contou no cantinho inferior da página cinco o que a maioria dos imperatrizenses e leitores da região não sabia sobre homens e mulheres que até ali passavam despercebidos, apesar de muito importantes para a cidade.
A coluna começou a ser publicada em 2011, após o repórter Hemerson Pinto (autor da coluna por cerca de 2 anos) apresentar ao editor chefe do diário, Jurivê Filho, quatro textos curtos com narrativas sobre a vida de personagens encontrados pelo repórter nas ruas da cidade em um final de semana, quando o jovem jornalista buscava as primeiras pautas para estrear no jornal recém-criado.
Depois de analisar o texto, o editor sugeriu a coluna diária, que logo passou a ser debatida por professores e acadêmicos do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalista da Universidade Federal do Maranhão em Imperatriz e virou tema de pesquisas.
No segundo semestre de 2013, Hemerson deixou o jornal e a coluna passou a ser escrita pelos outros colegas. Quando o jornal fechou as portas, Hyana, Janaína, Maurício e Welbert tiveram a ideia de reunir algumas das histórias em um livro. Depois de muito trabalho, o quarteto conseguiu concluir e aguarda com expectativa o lançamento, que acontecerá no próximo domingo, às 18h, no Café Literário, no Salão do Livro de Imperatriz.