Realizada em nível nacional, a campanha Janeiro Branco objetiva mobilizar a sociedade para mudar a compreensão sobre a saúde mental. Em Imperatriz, ações estão sendo promovidas dentro da Rede de Saúde Mental do Município desde o início do mês e, a partir da próxima semana, será expandida à comunidade. Na segunda-feira, 15, no Mercadinho, a Secretaria de Saúde, Semus, desenvolveu atividades com panfletagem e visitas educativas nos estabelecimentos comerciais.
"No Setembro Amarelo focamos em universidades e escolas, agora vamos focar nos trabalhadores para abranger públicos diversos e alcançar um número maior de pessoas", explica a coordenadora da Rede de Saúde Mental do Município, Maria Aparecida.
Ela ressalta que um grande número de pessoas já tem procurado o serviço a partir dessas campanhas, "e o que é mais importante, as pessoas estão mudando suas percepções do que é a rede e cuidando melhor da sua saúde mental, pois muitas vezes estão com problemas e não reconhecem que necessitam de ajuda, mas as ações a encorajam", ressaltou.
A programação segue na terça-feira, no calçadão; quarta-feira, no setor Quatro Bocas; quinta-feira, no Imperial Shopping, e sexta-feira, no Tocantins Shopping. Segundo a coordenadora, essas visitas serão feitas pela equipe multidisciplinar da rede, composta por psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistente social, pedagogos, educador físico, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogos, cuidadores e oficineiras.
No dia 31, será realizado um café literário no auditório da Semus, com participação de todos os profissionais envolvidos e comunidade em geral para finalizar as atividades. (Maria Almeida - Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16048
Janeiro Branco promove atividades em Imperatriz
Programação contempla panfletagem, visitas e café literário
Comentários