Todos os detalhes continuam sendo definidos para a IV Jornada Maranhense de Mastologia e III Jornada de Mastologia do Conselho Regional de Medicina do Maranhão (CRM-MA), que acontecem nos dias 10 e 11 de novembro, na Associação Médica de Imperatriz (AMI), localizada na rua Coriolano Milhomem, 39, Centro.
Na diversificada programação, consta palestra a ser ministrada pelo mastologista José Pereira Guará, presidente da Associação Brasileira de Mastologia do Maranhão (SBM-MA).
A mastologista Germana Bastos informa que, durante a Jornada, na sexta-feira, das 8h às 18, e no sábado, das 8h às 12h, serão apresentados e discutidos temas pertinentes a mastologia no âmbito multiprofissional.
O objetivo, segundo ela, é difundir informações sobre rastreamento, diagnóstico e tratamento das doenças da mama, trazendo benefícios e inovações à população assistida em toda a região.
“Na oportunidade, serão abordados temas atuais e de grande relevância para profissionais de saúde que lidam com a assistência de saúde da mulher”, reforça.
ENTREVISTA/GERMANA BASTOS
“Diagnóstico precoce facilita tratamento”
Entrevistada nessa sexta-feira (3) por O PROGRESSO, a mastologista Germana Bastos, diretora da Oncoradium Imperatriz, forneceu informações relacionadas aos números de casos de câncer de mama no Brasil e no Maranhão, reforçando que uma especial programação foi elaborada, visando corresponder às expectativas dos participantes.
Durante os dois dias, mastologistas, ginecologista, oncologistas, terapeutas, radiologistas, enfermeiros, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, além de acadêmicos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, entre outros, participarão de palestras e seminários, assim como de intenso intercâmbio de experiências.
O PROGRESSO – A importância dos temas que serão enfocados?
GERMANA BASTOS – Serão temas abordando assuntos como exames, diagnósticos, tratamentos disponíveis atuais e seus resultados; experiências de outros serviços, trazendo uma troca de informações e melhorando o nível de conhecimento de nossos profissionais.
O PROGRESSO – Doutora, qual a importância de a mulher procurar o médico periodicamente para a realização dos exames de praxe?
GERMANA BASTOS – A maioria das doenças graves e de grande incidência tem melhores prognósticos quando diagnosticadas no início. A exemplo do câncer de mama, com o diagnóstico precoce sendo efetuado e o tratamento adequado aplicado, as chances de cura são de até 98%.
O PROGRESSO – O toque ainda é o teste mais recomendável e, a propósito, o mais eficiente? Qual seu nível de precisão?
GERMANA BASTOS – O autoexame não demonstrou reduzir a mortalidade pelo câncer de mama, mesmo porque a depender das características das mamas da paciente, pode se perceber lesões pequenas que teriam melhores perspectivas de cura. Entretanto, o autoexame pode levar a mulher a buscar com mais frequência o serviço especializado para então se investigar a existência ou não de alterações suspeitas.
O PROGRESSO – A senhora tem informações sobre os índices de câncer de mama?
GERMANA BASTOS – No Brasil, para 2017, a expectativa é de 57 mil novos casos. No Maranhão, é de 650 novos casos para cada grupo de 100 mil pessoas. Perdendo, ainda, para o câncer de colo de útero.
Inscrições – As inscrições para os dois eventos estão sendo feitas na Gastroclínica, rua Sergipe, 621, Centro, e na Top Med, na rua Hermes da Fonseca, 1190, bairro Juçara. Telefones para informações: (99) 3525-3585 e (99) 9 9149-7512. A organização e comercialização das jornadas é de responsabilidade da Saraiva Produções. (Raimundo Primeiro)
Comentários