Em 2013, 44.675 alunos estudaram nas 152 unidades escolares da rede municipal de ensino de Imperatriz, entre escolas e creches na zona urbana e rural, cursando a educação infantil, ensino fundamental regular e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, afirma que a procura por vagas na rede municipal de ensino tem aumentado desde 2009 devido à credibilidade creditada pela comunidade no sistema municipal de ensino.
"Em 2009, a rede municipal atendia 40212 alunos, hoje contabilizamos 44675, um aumento de mais de quatro mil novas matrículas. Este aumento é resultado dos avanços na educação municipal e do investimento que a Prefeitura de Imperatriz tem feito na melhora da infraestrutura da rede e na capacitação dos profissionais. Em 2009, por exemplo, 54 escolas atingiram ou superaram as projeções do Ministério da Educação e, em 2012, foram 56 escolas. Ainda falando em números; em 2012, 52 alunos do município foram medalhistas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA); este ano premiamos 75".
Zesiel explicou ainda que os investimentos e avanços envolvem programas e projetos que abrangem toda a rede, como:
" Sistema de Ensino Projecta-Melhor Escola: O Setor de Educação Infantil junto ao Setor Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz oferece material pedagógico a partir da pré-escola, além de realizar Escola de Pais, Assessoria Pedagógica, Workshop e Plantões Pedagógicos.
" Comissão Municipal de Ciência e Tecnologia de Imperatriz (COMCITEC): A COMCITEC desenvolve formação continuada com professores e acompanha alunos na elaboração de projetos científicos e participação em feiras. Recentemente acompanhou alunos das escolas Santos Dumont e Giovanni Zanni na Expociência Internacional do México.
" Programa Mais Educação: Atende, em 2013, 2.704 alunos distribuídos em 20 escolas municipais. Resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Ministério da Educação (MEC), o Mais Educação desenvolve, em contra turno, atividades optativas nas áreas de: acompanhamento pedagógico, Meio ambiente, Esporte e lazer, Direitos Humanos, Cultura e artes, Cultura digital, Prevenção e promoção da saúde, Educomunicação e Educação científica.
" Programa Brasil Alfabetizado: Com o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo em Imperatriz; a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) alfabetizou mais de três alunos através do Programa Brasil Alfabetizado que atende jovens e alunos a partir de 15 anos de idade desde 2009. Em 2013, são 800 alunos matriculados.
" Educação no campo: Realiza acompanhamento das unidades escolares através de formação continuada, desenvolvimento de programas, assessoria pedagógica, distribuição de material didático e visitas técnicas. Um diferencial dos últimos anos é a formação continuada do Programa Escola Ativa que atendeu 45 professores em 15 escolas da zona rural que possuem salas multisseriadas.
Foram realizados cursos de formação continuada através do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI) nas seguintes áreas: Atendimento Educacional Especializado (AEE), Libras e Braile, além de um curso específico para os professores que já atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Este ano, 295 professores participam dos cursos. Além disso, em toda a rede municipal são 20 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) em funcionamento para realizar atendimento educacional especializado a alunos com deficiências e mais sete estão em processo de implantação.
" Instituto Ayrton Senna: A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) desenvolve na rede municipal de ensino os programas do Instituto Ayrton Senna: Gestão Nota 10, com 95 gestores e 24 vice-gestores; Correção de Fluxo - Se Liga e Acelera Brasil, com 30 professores; e Circuito Campeão com 109 coordenadores pedagógicos com acompanhamento pedagógico e formação continuada.
" Tecnologia aplicada à educação:
No início de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Atualmente, em toda a rede contabilizam-se 86 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural.
" Saúde e prevenção nas escolas:
m o tema: O que os adolescentes sabem sobre sexualidade? E premiou alunos das escolas Presidente Costa e Silva, Marechal Rondon e Santa Laura com notebook (primeiro lugar), câmera fotográfica (segundo lugar) e kit escolar (terceiro lugar).
" PNAIC - Lançado em abril de 2013, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um programa integrado cujo objetivo é a alfabetização até o 3º Ano do Ensino Fundamental, de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras. Este pacto é um acordo formal assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar o compromisso de alfabetização até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização. Na rede municipal de ensino de Imperatriz o programa funciona com 15 orientadores de estudo e 383 professores.
" Educação de Jovens e Adultos (EJA): 20 escolas em toda a rede municipal funcionam com turmas da EJA atendidas por uma equipe com cinco supervisores educacionais, dois assessores pedagógicos e 145 professores.
" FME: Em novembro deste ano; o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira e o secretário de Educação, Zesiel Ribeiro, na presença de representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, assinaram a Portaria nº 1591/2013 que institui o Fórum Municipal de Educação para elaboração do Plano Municipal de Educação do Município de Imperatriz.
Com metas a curto e longo prazo, ele explica o objetivo do plano:
"A elaboração do Plano Municipal de Educação (PME) está previsto na Lei 10.172 de 9 de janeiro de 2001 que estabeleceu o Plano Nacional da Educação (PNE). É fundamental esclarecer que o PME não é um Plano do Sistema ou da Rede de Ensino do Município, mas um Plano de Educação do Município. Integrado ao Plano Estadual de Educação e ao Plano Nacional de Educação, sim, porém mais integrado, ainda, à realidade, à vocação e às políticas públicas do Município. A história, a geografia, a demografia do Município, e sua proposta de desenvolvimento é que determinam as metas e as estratégias de suas ações na educação escolar".
Reconhecimento - Para Domingos Bandeira, coordenador do Setor de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), este é um momento histórico para a educação no município de Imperatriz.
"Com a instituição do fórum, iremos elaborar o 2° Plano Municipal de Educação de Imperatriz. O Fórum Municipal de Educação será constituído de caráter permanente para discussão e proposição de ações em prol da educação durante dez anos. É através de ações como esta que mostramos que acreditamos na educação criando oportunidades".
O secretário de educação ressaltou ainda que está em andamento a construção de oito escolas previstas para serem entregues em 2014. "Temos em andamento em Imperatriz a construção de seis escolas em parceria com o Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC), modelo Pró-Infância e duas em parceria com o Governo do Estado do Maranhão. A previsão é que todas sejam entregues em 2014", explicou Zesiel Ribeiro.
Comentários