O prefeito de Imperatriz Sebastião Madeira, garante que desde que assumiu o governo em 2009, tem priorizado ações e projetos nos diversos setores da administração municipal. Um deles é a oferta de educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento humano em todas as 152 unidades que integram a rede municipal de ensino. “Desde minha primeira gestão temos realizado uma mudança silenciosa em Imperatriz, e uma revolução na educação municipal”, declarou recentemente, Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz, durante entrevista à imprensa.
Entre os avanços na área, Zesiel Ribeiro, secretário municipal de educação observa a elevação nos índices de avaliação em nível nacional. “Como exemplo registramos a melhora significativa do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica- IDEB divulgado, que mostra 56 escolas da Rede Municipal de Ensino de Imperatriz alcançando e/ou superando as projeções do Ministério da Educação (MEC). Além disso, no último ano, 52 alunos de Imperatriz foram medalhistas na XV Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), edição 2012”.
Para eles, a situação favorável do sistema municipal de ensino é o resultado da postura de valorização e qualificação dos servidores municipais adota pela atual gestão, em especial dos profissionais que atuam na educação. “Nosso objetivo é garantir ao aluno aprendizado com qualidade, e essa meta só pode ser alcançada com política de valorização e qualificação dos profissionais que atuam diretamente com o aluno, os professores. Atentos a essa questão, ainda em 2009 fizemos um levantamento dos profissionais da rede Municipal que ainda não tinham o ensino superior e ofertamos a graduação em Pedagogia e Educação Física aos interessados, sem custos”.
Além desses trabalhamos também com a especialização e formação continuada em cursos e congressos, sejam presenciais ou à distância, de todos os educadores da Rede. “Também foi estabelecido convênio com a Universidade Federal do Ceará (UFC) para pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado de 33 professores em parceria com o Ministério da Educação e Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI)”.