SETRAN faz balanços das melhorias realizadas no trânsito de Imperatriz em 2014

Para melhorar o trânsito de Imperatriz, sobretudo garantir segurança para pedestres e condutores, a Secretaria de Trânsito e Transporte (SETRAN) realizou palestras, blitz educativas, intensificou a sinalização por toda a cidade, aumentou o número de viaturas e motocicletas, além de promover capacitação para os agentes de trânsito de Imperatriz.

De acordo com o secretário de Trânsito, José de Ribamar, tanto o processo de fiscalização quanto de sinalização tem ajudado a reduzir o número de acidentes na cidade. Ele assegura que a Prefeitura tem desenvolvido ações para garantir a normalidade no trânsito imperatrizense. O secretário afirma que em relação à comparação número de acidentes dos anos 2013 e 2014 os dados revelam que a redução de acidentes foi de 15%.
 "Nos empenhamos na realização de campanhas educativas para prevenção de acidentes. Essas ações foram realizadas em empresas e escolas públicas e privadas. Tenho que destacar que nossas blitz educativas atingiram aproximadas de 20.000 mil pessoas. Com isso, tivemos um avanço muito importante na redução no índice de 15% relacionado a 2013".

Novos veículos para reforçar a fiscalização

Em 2014 a SETRAN adquiriu quatro motocicletas Honda Bros 150 equipadas para dinamizar fiscalizações. Os veículos foram comprados com recursos do Tesouro Municipal. O objetivo foi agilizar o processo de fiscalização em Imperatriz.
Sobre as motocicletas, Ribamar acredita que os veículos possibilitaram aperfeiçoamento no processo de fiscalização, sobretudo, com relação à facilidade de locomoção, principalmente em situações de trânsito congestionado. "As motocicletas possibilitam maior rapidez no processo de fiscalização. Nas situações de emergências, como por exemplo, ocorrências de acidentes, interdição de ruas, caminhadas, carreatas, segurança de eventos esses veículos vão nos proporcionar maior agilidade, além disso, em assuntos de infrações corriqueiras, como por exemplo, estacionamento irregular e avanço de semáforos".
Além das motocicletas, a SETRAN recebeu a doação de duas caminhonetes - modelo S-10- do Ministério Público do Trabalho (MPT).  Com esses novos veículos, o Município reforçou a fiscalização na área comercial e também nos bairros de Imperatriz. A finalidade foi coibir estacionamento irregular e filas duplas nas principais ruas e avenidas.
Sobre o trabalho de sinalização, o secretário destaca os principais pontos que receberem conjuntos semafóricos. "Implantamos novo conjunto semafórico Rua Bom Futuro com João Lisboa, Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com Rua Paraíba e Avenida Newton Belo com Rua Padre Cícero, no bairro Santa Rita. Nossa meta é reforçar a sinalização em toda a cidade". Segundo ele, a sinalização melhorou o fluxo de veículos e diminui os engarrafamentos. Além disso, foram disciplinados estacionamentos na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, na Vila Lobão, Ruas, João Lisboa, Godofredo Viana, General Gurjão, Osvaldo Cruz no bairro Bacuri.
Outra ação que pretende dinamizar o trânsito nas principais vias da área central são os corredores ônibus. As faixas exclusivas para o transporte coletivo já começaram a ser demarcadas pela SETRAN. 

Capacitação 

As formações oferecidas para agentes de trânsito de Imperatriz ao longo de 2014 foram: curso de pilotagem de motocicletas, perícia de acidentes de trânsito e de preenchimento de Auto de Infração. José Ribamar garante que após as formações, os agentes de trânsitos da cidade ficaram mais preparados para atender à necessidade da população com mais qualidade na prestação dos serviços.
Juraci Nascimento, que há 10 anos é agente de trânsito no Município, afirma que as informações adquiridas no processo da capacitação foram de extrema relevância para realizar as ações de responsabilidade da Setran. "Nós tivemos aperfeiçoamento sobre abordagens para fiscalizações, delimitação de locais de acidentes, entre outros treinamentos. As aulas teóricas e práticas sem dúvidas vêm a somar e, sobretudo, proporcionar mais qualidade aos nossos serviços". (Eva Fernandes/ASCOM)