Hoje, o prefeito Sebastião Madeira e a secretária de Saúde, Conceição Madeira, participam de uma visita às crianças que estão sob os cuidados do Hospital Municipal Infantil – o Socorrinho, em evento alusivo às comemorações do Dia das Crianças.
A assistente social Valéria Moreira Alves, coordenadora do programa, confirmou para as 16 horas a visita ao hospital referência no atendimento a criança na região. Valéria falou à reportagem sobre a importância do evento, que tem o apoio da coordenação da Atenção Básica de Imperatriz.
As programações alusivas ao Dia das Crianças vêm sendo realizadas desde a semana passada. De acordo com Valéria, as ações têm o apoio dos coordenadores de diversos programas do Departamento da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, tais como CAPSIJ, PSF, NAS, Saúde da Mulher, Saúde do Homem, NASF, Hiperdia, NMES –Núcleo Municipal de Educação e Saúde, Saúde do Idoso e Saúde Bucal.
Valéria Moreira ressaltou ainda o apoio das instituições de ensino superior como Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Faculdade de Imperatriz (FACIMP), em especial os cursos de Enfermagem e Farmácia.
No evento, os enfermeiros do riso, da (UFMA), e Jô sua turma alegraram crianças e adultos com muitas diversões e brincadeiras, tais como ginástica laboral, histórias infantis sobre higiene da criança e muita música. Além disso, o evento integrou a comunidade e os agentes comunitários de saúde, da equipe de saúde PSF, das enfermeiras Hilda e Maria do Carmo (Unidade de Saúde Parque Anhanguera) e crianças da área.
Segundo Valéria Moreira Alves, a intenção era proporcionar um dia de lazer e atividades lúdicas e informar e orientar as crianças sobre a promoção em saúde e a importância da prevenção.
De acordo com Valéria, era visível a alegria das crianças e da comunidade, pois para a coordenadora a brincadeira contribui para o processo de socialização e ajuda no processo de aprendizagem, pois integram coordenadores de programas, gestores, pais, enfermeiros, comunidade e as próprias crianças.
“As ações que estão sendo desenvolvidas nas Unidades de Saúde aproximam a criança da unidade e mostram que os enfermeiros não estão ali só para cuidar da sua saúde, mas também para trazer diversão e alegria”, comentou Valéria.
Na abertura das comemorações alusivas à data, realizada no dia 03 de outubro, no Complexo Anhanguera, a coordenadora Valéria Moreira Alves disse que o município tem se empenhado na realização de eventos desta natureza. “Foi um grande evento que contou com o apoio de várias secretarias e proporcionou o encontro de crianças, pais, comunidade e autoridades do município, que puderam acompanhar de perto o trabalho que vendo realizado pela coordenação do programa”.
Encerramento
No Hospital Municipal Infantil de Imperatriz (HMII), as crianças irão receber toda a estrutura do programa, além do prefeito Sebastião Madeira e da secretária de Saúde, Conceição Madeira. As crianças irão receber orientações e visitas da equipe do hospital, diretores, assistente social, enfermeiros e psicólogos. Ontem à tarde, a secretária Conceição Madeira disse por telefone que este gesto da administração significa o compromisso da gestão com a humanização.
“A internação é uma situação que pode provocar medo e tristeza para a criança, pois os mesmos ficam longe dos seus familiares, amiguinhos, e ainda temem o ambiente; para eles, na sua imaginação, só tem agulhas e seringas. A melhor opção é humanizar e a qualidade de vida na saúde é necessária para amenizar o sofrimento da criança internada”, disse a secretária Conceição Madeira.
O prefeito Madeira também é a favor da ideia da humanização, tanto nos hospitais quanto nas Unidades Básicas de Saúde. Diante disso, o prefeito e a secretária fizeram questão de acompanhar todas as ações voltadas ao Dia das Criança, que será comemorado amanhã. O prefeito irá acompanhar a equipe da coordenação da saúde da criança na visita aos leitos e enfermarias do Hospital Municipal. A visita conta ainda com a presença dos palhaços do riso e distribuições de folders educativos.
A coordenadora do programa Saúde da Criança ressalta que a internação para a criança é uma experiência estressante, pois é uma mudança brusca que acontece no seu dia-a-dia, longe de brincadeiras.
Para ela, essa ação de comemorar o Dia das Crianças com visitas nas enfermarias é como se fosse terapia para eles, pois a alegria dos palhaços é um dos aspectos que eleva a criança para o bem-estar mental e emocional e é eficaz para diminuir o estresse.
Valéria Moreira confirmou que no encerramento das comemorações alusivas ao Dia das Crianças continuará nas unidades de saúde do município uma ação que será desenvolvida na escola Jardim de Canossa junto à coordenação do curso de Farmácia e acadêmicos da FACIMP. No evento, brincadeiras com as crianças e entrega de folders educativos, pipoca, mingau de milho, cachorro quente e outros. O evento será a partir das 8 horas. (Comunicação)
Comentários