Internos da Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI) receberam das mãos do prefeito Sebastião Madeira, na manhã de ontem, os certificados de conclusão do Ensino Fundamental na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Presente no evento, a juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Imperatriz, Janaína Carvalho, reforçou a importância da educação na ressocialização dos internos. "Certa vez uma pessoa muito humilde me disse algo que guardo até hoje: a educação é o maior bem de uma pessoa, isto é uma grande verdade. Por isso, a Secretaria da Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP) tem se organizado para que todos os internos estejam participando de alguma atividade: seja estudando, trabalhando ou os dois".
Zesiel Ribeiro, secretário municipal de Educação, ressaltou que as turmas de Ensino Fundamental funcionam na UPRI desde 2009 sob responsabilidade da SEMED. "A SEMED disponibiliza professores e todo o material pedagógico para que os internos da UPRI também tenham acesso à educação de qualidade, assim como todos os alunos da rede municipal de ensino, e hoje, com a conclusão desta primeira turma percebemos que priorizar a educação de qualidade é o melhor caminho para a ressocialização de detentos".
Em seu discurso, o prefeito Sebastião Madeira reafirmou o papel da educação para a melhora da qualidade de vida da população.
"Temos presente aqui no evento a vereadora Caetana Frazão, que vindo de origem muito humilde lutou, estudou e se esforçou para ser o que é. Tudo isso é resultado da educação que ela teve. Hoje ela é professora formada e vereadora. Por isso, digo aos alunos que estão recebendo o certificado hoje: esse é o primeiro passo para mudança das suas vidas e de outras pessoas, porque vocês são exemplo para os demais internos. Vocês devem continuar neste caminho com muita força de vontade".
De acordo com a coordenadora do Departamento da EJA, Solange Ferreira de Sousa, ao todo são onze alunos concluíram o Ensino Fundamental. "Desde 2009 não temos medido esforços para que internos da UPRI tenham acesso à educação. Hoje onze internos concluem o ensino fundamental e esse número irá aumentar. Sábado estivemos reunidos com representantes da Secretaria Estadual de Educação que estão se mobilizando para abrir turmas de ensino médio dentro da unidade prisional".
Também participaram da solenidade; o vice-prefeito de Imperatriz, Pastor Porto; os secretários do governo municipal: de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, e de Políticas Públicas da Mulher, Conceição Formiga; o vereador Marco Aurélio; a vereadora Caetana Frazão; a juíza titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Imperatriz, Janaína Carvalho e demais autoridades que representam a Secretaria da Justiça e Administração Penitenciária (SEJAP) e a Unidade Prisional de Ressocialização de Imperatriz (UPRI). [Luana Barros- ASCOM]