São Luís – “A Internacionalização, com certeza, é um dos caminhos bem viáveis para enfrentar essa crise. É uma oportunidade das empresas de buscar o mercado internacional, haja vista essa crise que temos hoje no mercado interno, ainda mais pelo bom momento cambial para a exportação. Entretanto, vale ressaltar que não se deve buscar a internacionalização como uma boia de salvamento, e sim como uma alternativa contínua de negócio”, destacou o consultor da CNI e administrador de empresas, Luiz Roberto Oliveira, durante o curso “Como se preparar para o mercado internacional”, realizado na Casa da Indústria Albano Franco.
A capacitação foi promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), por meio do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).
De acordo com Oliveira, a falta de conhecimento por parte das empresas, o medo e a falta de acessos à informação seriam alguns dos fatores complicadores do processo de internacionalização das empresas. “Existe mercado, empresas com excelentes produtos, mas elas desconhecem o mercado externo e muitas ainda acreditam que o mercado interno é suficiente para suprir os seus anseios!”.
Rodada de negócios internacional – Atuando não só na capacitação, mas também na promoção da internacionalização, a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) continua com as inscrições abertas no site da entidade (www.fiema.org.br), para os micros, pequenos e médios empresários maranhenses que queiram participar da Rodada de Negócios Internacional, que acontecerá durante a primeira edição da Expo Indústria Maranhão, de 28 a 31 de outubro, no Multicenter Sebrae.
A Rodada de Negócios Internacional contará com a participação de empresas estrangeiras, de forma a propiciar novas oportunidades de negócios e estimular ações de parcerias entre as empresas. A Rodada Internacional é promovida pelo Centro Internacional de Negócios da FIEMA em parceria com a Apex-Brasil (Agência de Promoção de Exportações do Brasil), Enterprise Europe Network e a CNI (Confederação Nacional da Indústria). Trata-se de ação gratuita e aberta aos empresários que tenham interesse no comércio exterior.
“Essas iniciativas são fantásticas e graças a entidades como as federações, essas ações contínuas fazem com que as empresas tenham a oportunidade de correr atrás e ter o conhecimento e de ter oportunidades reais de negócios”, enfatizou o consultor da CNI.
A expectativa é que 300 empresas dos setores de Construção, Alimentos e Bebidas, Móveis, Têxtil, Software, Higiene e Limpeza, Energia, Metalmecânico e Siderurgia participem dessa rodada internacional, que tem uma expectativa de gerar um milhão de reais em negócios. As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente no site da FIEMA até o dia 10 de outubro de 2015.
EXPO INDÚSTRIA - A Expo Indústria é uma realização da FIEMA, com correalização do Governo do Estado do Maranhão e do Sebrae no Maranhão, que tem o objetivo de apresentar a diversidade do setor industrial no Estado, como forma de proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento de novos negócios.
A ação conta, além da rodada internacional, com programações paralelas: o “Seminário de Inovação” com a presença de gestores da CNI, da Natura, do Centro de Lançamento de Alcântara e Ambev, dentre outros, e o “Encontro com Empresários”. No mesmo período, ocorrerá o Indústria de Talentos, que envolve uma série de eventos voltados para educação profissional, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana.
Para o presidente da FIEMA, Edilson Baldez, a Expo Indústria Maranhão será uma ótima oportunidade de negócios para o empresário e para que os demais maranhenses possam tomar ciência dos produtos fabricados no parque industrial maranhense.
Comentários