Janaina Amorim
Sexta-feira (14) foi dia de muito aprendizado e novas experiências na Casa Escola dei Bambini e no COC. As escolas realizaram a I Mostra Científica e Cultural, com o tema “Entrando no Mundo da Ciência”. Foram vários temas expostos pelos alunos, como “O Mundo em Movimento Através da Música”, “O Mundo em Transformações”, “Um Mundo Dentro de Você” e “O Mundo em Alerta! Vírus Ebola”.
Instrumentos musicais e órgãos do corpo humano produzidos com materiais reciclados estão entre os experimentos desenvolvidos pelos estudantes. Acadêmicos da Unisulma participaram dando orientações de saúde ao público. A visitante e mãe de aluno, Pamela Castro, aprovou a iniciativa. “Está tudo espetacular, perfeito. É a primeira feira e está surpreendendo”, avaliou.
O trabalho científico contribui para o desenvolvimento em todas as áreas do conhecimento. Na escola, a pesquisa proporciona mais dinamismo no processo de ensino e aprendizagem. “Despertar o gosto pela pesquisa é muito importante. Essa é uma ferramenta indispensável para desenvolver o aprendizado”, afirmou uma das organizadoras da Mostra Científica, Iolangela Barreto.
Enquanto as pesquisas eram apresentadas, avaliadores analisavam os stands. Para Keise Santos, acadêmica de Ciências Biológicas, aprovou o desempenho dos alunos. “Nota dez para a organização, para o que está sendo explanado. Apesar da idade, as crianças mostraram um ótimo desempenho”. Já o avaliador e também acadêmico de Ciências Biológicas, Adamon Damasceno, destacou o desempenho dos pequenos pesquisadores com o público.
A aluna Bruna Cavalcante disse que participar da Mostra foi uma experiência interessante. “Aprendi muito por meio das pesquisas que tivemos que desenvolver para apresentar esse trabalho. O resultado foi muito bom”, disse.
Além dos trabalhos científicos, o evento contou com a Exposição Fotográfica “De Olho no Maranhão”, dos alunos do 6º ao 3º ano, organizada pela professora de Artes, Andreia Martins. De acordo com ela, o objetivo do trabalho foi desenvolver, nos estudantes, a habilidade artística. As fotografias estarão expostas para um público maior a partir da próxima quarta-feira (19), no Imperial Shopping Center. (Assessoria de Imprensa)
Comentários