Com um auditório lotado, promotores, defensores públicos e procuradores federais palestraram na I Semana Jurídica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus de Imperatriz. O evento, que teve início segunda-feira (19), se estendeu até o dia 23, no auditório da própria Universidade. O debate central foram as “Instituições Jurídicas e a Sociedade”.
O promotor Cassius Guimarães Chai palestrou na quarta-feira (21) e falou sobre “O papel do Ministério Público na efetivação das garantias fundamentais”. “É importante que se propicie eventos dessa natureza na universidade, onde discutimos assuntos da atualidade que interessam ao Direito e também a outros campos do saber”, ressalta.
O objetivo da Semana foi apresentar aos alunos de Direito da UFMA as Instituições Jurídicas atuantes no Estado, além de realçar o papel da Universidade e dessas instituições perante a sociedade. Para a aluna Vanessa Gomes da Silva, que está no 8º período do Curso de Direito, as palestras ajudaram na sua formação acadêmica. “Além de ser uma inovação e integrado os calouros, o evento esclareceu um pouco da função de cada uma dessas instituições e deu um rumo para a escolha da área em que desejo atuar”, conclui.
Ontem (23) foi o último dia da I Semana Jurídica, com as seguintes palestras:
1ª palestra: - Tema: O prejulgamento e o papel instrutório do Juiz como obstáculos ao exercício de decidir com imparcialidade.
Palestrante: Delvan Tavares de Oliveira, Juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz.
2ª palestra: - Tema: Judiciário, face jurisdicional do poder: Perfil do novo magistrado.
Palestrante: Weliton de Sousa Carvalho, Juiz titular d 4ª Vara Criminal de Imperatriz. (ASCOM/UFMA – Núcleo Imperatriz)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14211
Comentários