Domingos Cezar
Dois importantes acontecimentos da área ambiental se realizarão no início de junho, no Palácio do Comércio. Dias 3 e 4 de junho realiza-se o II Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, e 5 de junho – Dia Internacional do Meio Ambiente, realiza-se no mesmo local, a Conferência Municipal de Meio Ambiente, que deverá contar com a participação de várias entidades ligadas ao setor.
A informação foi prestada pela bióloga Ivanice Cândido Lima Falcão Almeida, presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Commam) e coordenadora geral dos dois eventos. O II Fórum Ambiental é promovido pelo Commam, com apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz, com a parceria de empresas cidadãs e Ministério Público, por intermédio da Promotoria do Meio Ambiente.
Ivanice Cândido informou, ainda, que as inscrições para o II Fórum Ambiental para apresentação de trabalho científico, podem ser feitas no período de 17 de abril a 13 de maio no site da prefeitura de Imperatriz. No dia 28 de maio a coordenação da comissão dos trabalhos científicos liderada pelo professor José de Ribamar Macedo Costa (UFMA) fará a divulgação da lista dos trabalhos selecionados.
O II Fórum Ambiental da Mesorregião Tocantina, consolida-se como um evento técnico e científico mais importante da região sul do Maranhão. Este ano o evento aborda o tema “Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva: Responsabilidade de Todos” e apresentará aos participantes, uma visão ampla do assunto do ponto de vista acadêmico, empresarial e governamental da mesorregião tocantina.
De acordo com Ivanice Cândido, o Fórum tem como objetivos debater a viabilização de políticas públicas de gestão ambiental dos resíduos sólidos e coleta seletiva; propiciar debates, elaborar alternativas junto à educação nesse avanço rumo a uma sociedade mais justa e sustentável, como prioridade e responsabilidade de toda a sociedade, na qual participem os diferentes setores sociais da comunidade educativa.
Objetiva, ainda, apresentar soluções de implementação da coleta seletiva e gestão ambiental, com informações sobre redução do consumo de energia, água e bens materiais, bem como a gestão adequada de resíduos sólidos (lixo); propiciar a troca de experiências entre os participantes e estimular gestão ambiental e construção do aterro sanitário na região tocantina e decisões sobre a coleta seletiva na mesorregião.
O evento tem como público alvo, com bem destaca a presidente do Commam, associações dos prefeitos, entidades culturais, escolas (alunos e educadores), fóruns sociais, institutos, movimentos sociais, ONGs, sindicatos, empresas, universidades, entre outras organizações. Vai abordar temas como Gestão de Resíduos Sólidos, Coleta Seletiva e Inclusão Social: Geração de Emprego e Renda, Logística Reversa, Poluição Hídrica, Redução de Impactos Ambientais, Educação Ambiental, Produção e Consumo Sustentável.
Comentários