Denis Oliveira

Com a aproximação do mês de julho, a população de Imperatriz começa a se preparar para frequentar as praias da cidade. Para dar segurança aos banhistas neste período, a Prefeitura vai oferecer, a exemplo do que aconteceu nos últimos anos, o curso de preparação para guarda-vidas, coordenado pelo Corpo de Bombeiros. As inscrições começam nesta segunda-feira (4) e segue até o próximo dia 15.
Os interessados em participar do curso devem comparecer na sede da Defesa Civil do município, localizada no 2º piso do Imperatriz Shopping, na avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, esquina com a Sergipe, portanto xerox da Identidade (RG), do CPF e de um comprovante de residência, além da Certidão de Antecedentes Criminais. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 14h e às 18h. A inscrição é gratuita.
Os aprovados serão contratados pelo município. A expectativa da Prefeitura é contratar 32 guarda vidas para cuidar das praias do Cacau e do Meio. Segundo o coordenador da Defesa Civil de Imperatriz, Francisco das Chagas Silva, o Chico do Planalto, o número é suficiente para dar segurança aos frequentadores das duas praias. “Vamos ter 20 [guarda-vidas] na Praia do Cacau e 12 na Praia do Meio, número suficiente para dar total segurança aos banhistas. A prova disso é que nós, em 2009, 2010 e 2011, com a ajuda de Deus, tivemos um verão sem nenhum tipo de acidente fatal, afogamentos fatais”, garantiu.
Não há limitação de peso, altura ou sexo. Além disso, este ano o Teste de Aptidão Física (TAF) das mulheres será diferente do realizado pelos homens. Segundo Chico do Planalto, o objetivo é respeitar as diferenças existentes entre os sexos, sem que haja favorecimento.
O coordenador adiantou, ainda, que a prova de corrida será, mais uma vez, realizada na avenida Beira-Rio. Sobre a prova de natação, a Prefeitura já encaminhou a documentação para o uso da piscina de uma das faculdades da cidade. Antes do TAF, os candidatos serão submetidos a exames médicos.
Investimento - Chico do Planalto aproveitou para destacar o investimento realizado nas praias do município, antes da liberação do acesso aos banhistas. “Nenhuma gestão investiu tanto no período de veraneio como esta. Prova é que nós não tivemos, eu já falei isso e repito, nenhuma perda de vida na Praia do Cacau ou da Praia do Meio nos últimos três anos”, explicou o coordenador.
Na próxima terça-feira (5) acontece a licitação para os demais itens utilizados nas praias. A previsão é que as praias sejam liberadas à população, com toda a estrutura necessária, no dia 22 de julho, ainda dentro da programação do aniversário de 160 de Imperatriz. A confirmação da data, no entanto, depende do nível do rio Tocantins, que ainda está acima do normal.