Os Agentes Comunitários de Saúde, ACS, e demais profissionais da área já podem se inscrever para as turmas do Curso de Aperfeiçoamento do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde, EDPOPOSUS, no município de Imperatriz. As inscrições, que foram antecipadas, podem ser realizadas até o fim deste mês no Departamento de Atenção Básica, na Avenida Getúlio Vargas, próximo à praça Brasil, das 8h às 17h.
O coordenador do programa e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, NEP's, Manoel Alves, explica que a antecipação se deu por questões estratégicas.
"As inscrições foram antecipadas tendo em vista que os ACS, tanto veteranos quanto novatos, estão imbuídos de fazer o cadastro de todas as famílias, de todos usuários da Atenção Primária, então resolvemos antecipar as inscrições", justifica acrescentando que as inscrições são gratuitas.
A coordenadora da Atenção Básica, Sormane Branco, reforça que o curso é muito importante por abordar conteúdos sobre a realidade social, a geografia, além de possibilitar aos ACS a compreensão e valorização da linguagem e costumes das comunidades. Com a capacitação, os profissionais podem prestar um melhor atendimento à população.
Sormane Branco ressalta que o curso tem como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde, mas é estendido aos demais profissionais do Município. "O EDPOP SUS é direcionado aos ACS, com foco principal nos 297 que foram empossados no último concurso, mas vale ressaltar que também é para todos os profissionais da Atenção Básica e nossa expectativa quanto ao curso é a melhor possível", disse.
Com 21 anos como Agente de Saúde, Simone Miranda Guimarães se mostrou animada para participar do curso. Nessa quarta-feira, ela foi uma das primeiras a se inscrever. "Em todas as capacitações que são oferecidas eu participo, é uma oportunidade de aprender mais, trazer novas experiências, e melhorar nossa qualidade de serviço junto à comunidade", comemorou a ACS que tem como área de atuação a "Grande Vila Nova".
Manoel Alves destacou que o curso vem sendo ofertado desde 2018 numa parceria entre a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Semus, Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz, e o Governo do Estado.
Início das turmas
Para 2020 são ofertadas oito turmas do Curso de Formação do EDPOPSUS no Município de Imperatriz, o maior número em três anos. Na semana passada foi realizada um curso de formação de facilitadores. A previsão é que as aulas comecem na primeira quinzena de abril. (João Rodrigues-ASCOM)
Comentários