Ainda dá tempo de se inscrever em um dos cursos de capacitação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os interessados devem comparecer ainda hoje (18) a uma das unidades do Centro de Referência em Assistência Social de Imperatriz (Cras), tendo em mãos os documentos pessoais e um comprovante de residência. Inicialmente, são oferecidas vagas para cabeleireiro, depilador, manicure e operador de computador.
A Prefeitura atua como intermediária nos cursos, que são oferecidos por Senac, Senai e IFMA. O papel do município é encaminhar os interessados para ocupar as vagas nos cursos. Assim, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) irá priorizar os usuários dos programas sociais.
A carga horária dos cursos é de 200h. A aula inaugural acontece já na próxima segunda-feira (23). Segundo o diretor executivo da Sedes, Julio Cesar Mourão, para estes primeiros cursos é necessário, apenas, que os candidatos tenham concluído o ensino fundamental. “Há algumas exigências. A idade tem de ser entre 18 e 59 anos e tem que ter ensino fundamental completo, para alguns [cursos], que serão oferecidos futuramente, também será necessário estar cursando o ensino médio”, explicou.
Esta é a primeira oferta do Pronatec para 2012. Nesta primeira fase, os cursos são oferecidos pelo Senac. Com o passar do ano, Senai e IFMA também farão as suas ofertas. Julio Cesar orienta que os interessados se cadastrem nos Cras, mesmo após o prazo de inscrição, para que possam concorrer a vagas futuras. “As pessoas podem procurar os Cras e manifestar seu interesse. Todos os meses serão oferecidos cursos, durante todo o ano. Estou aguardando a relação do Senai e do IFMA”, disse.
Os estudantes não terão custos com os cursos e ainda receberão vale transporte e alimentação. Com a conclusão das aulas, todos os alunos serão cadastrados no banco de dados da unidade municipal do Sistema Nacional de Emprego (Sine). À medida que surgem as vagas, eles são encaminhados para o mercado de trabalho. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14306
Comentários