As inscrições para 21ª edição da Corrida de Rua 16 de Julho continuam abertas às pessoas interessadas até a próxima segunda-feira (15). Os atletas que desejam participar da competição podem oficializar sua inscrição mediante a doação de um quilo de alimento e um brinquedo na sede da Secretaria de Desporto e Lazer (Sedel), localizada na Praça Mané Garrincha, Estádio Frei Epifânio da Badia.
A competição, realizada em homenagem ao aniversário de fundação de Imperatriz, foi organizada nas categorias Geral/Elite – faixa etária A – 14 a 19 anos; faixa etária B – 20 a 29 anos, faixa etária C – 30 a 39 anos, faixa etária D – 40 a 49 anos, faixa etária E – acima de 50 anos. A categoria F é composta de caminhantes, os quais participarão do sorteio de brindes. De acordo com o secretário Joaquim Quirino Neto, o Neto da Ampere, os kits serão entregues aos competidores dia 15 após o encerramento das inscrições.
A prova, que compreende um percurso de 4 quilômetros e 100 metros, vai iniciar pontualmente às 8h de terça-feira (16), na Praça Mané Garrincha. Os vencedores da categoria Geral/Elite receberão prêmio na ordem de R$ 1.200,00 (1º lugar), R$ 800,00 (2º lugar) e R$ 500,00 (3º lugar) tanto no masculino quanto no feminino. Nas faixas etárias, masculino e feminino também receberão prêmio de R$ 200,00 (1º lugar), R$ 150,00 (2º lugar) e R$ 100,00 (3º lugar).
Confira o regulamento - Não haverá duplicação de premiação (o atleta fará jus à mesma na sua categoria e faixa etária). Premiação extra: atleta inscrito na Corrida 16 de Julho, que faz aniversário no dia 16 de julho; Premiação extra: atleta inscrito na Corrida 16 de Julho, com o nº 161. A premiação em dinheiro será entregue aos vencedores no prazo de até 08 (oito) dias úteis na sede da SEDEL, no qual os contemplados deverão apresentar cópias do RG, CPF e dados bancários (banco, agência e conta corrente) para o referido pagamento, a qual fez jus.
No ato da inscrição o atleta participante deverá ler e preencher todos os dados solicitados na ficha padrão, identificando sua categoria e faixa etária, sendo apto e com boa saúde (atestado médico) após concordar com o Termo de Responsabilidade disponibilizado assinando a ficha, se maior de idade e/ou assinatura do responsável se o participante for menor de idade (ECA), apresentando documento oficial de identidade com fotos: RG, CNH ou CTPS.
Na chegada, os atletas serão classificados em suas categorias e faixas etárias correspondente. Após sua passagem pela linha de chegada, deverão se dirigir (caminhando) até a mesa do fiscal correspondente - FUNIL, para ser homologada (anotação) sua identificação do (a) mesmo. Quaisquer dados preenchidos irregular (em outra faixa e/ou categoria, idade alterada, etc.), por parte do participante e/ou responsável acarretará pela sua eliminação total da competição.
As irregularidades que forem identificadas pelos fiscais autorizados durante a realização da prova, tratando-se de cortar percurso, caronas de bicicletas, motos e outros veículos, o (os) atleta (as) infrator (es) serão penalizados com a eliminação total da prova. As atitudes antidesportistas e abusivas cometidas por atletas inscritos/participantes serão analisadas pela SEDEL e a empresa organizadora, analisando os relatórios dos árbitros/fiscais e serão encaminhadas à Comissão Disciplinar STJD da Secretaria de Esportes para possíveis punições conforme o CBJD dos atletas envolvidos caso venha a ocorrer no certame / prova.
A Comissão Organizadora Central (COC) da competição informa, ainda, que priorizará equipes de segurança e agentes de trânsito que atuarão no balizamento, atendimento a possíveis acidentes que porventura venham a ocorrer nos procedimentos legais da interdição das vias de acesso. (Domingos Cezar/ASCOM)