Já imaginou comandar sua casa através de um simples gesto? Ou ainda utilizar fita de fibra de carbono como reforço estrutural na construção civil? Esses e outros assuntos foram temas de pesquisas apresentadas durante o Seminário de Inovação Tecnológica na Construção Civil, realizado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Imperatriz (Sinduscon do Oeste), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). A ação contou com a presença de empresários do setor, técnicos, estudantes e professores.
"Este é um momento importante por aproximar experientes construtores, de pesquisas desenvolvidas por técnicos recém-formados, além de atualizá-los para o que existe de mais novo no mercado, pois no mundo da construção civil, devemos sempre ter estratégia eficaz com inovação tecnológica e soluções rápidas com diferencial para sair de concorrência agressiva e encontrar novos espaços no mercado", destaca o presidente do Sinduscon do Oeste, João Neto Franco.
O encontro que tem por objetivo incentivar o estudo prático técnico-tecnológico na construção civil para o desenvolvimento de projetos inovadores no setor, contou com apresentação de quatro trabalhos, entre eles, a História da Geotécnica Offshore no Brasil, Casa Conectada, Eco Sapucaí e o Uso da Fita de Fibra de Carbono como Reforço Estrutural na Construção Civil, que também será apresentado em março, durante a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE). Foi abordado ainda, no seminário, a organização do tempo na administração atual: um equilíbrio entre demanda e melhores resultados, de autoria do administrador Elcivan Miranda.
Para o engenheiro civil Marcelino Tavares, a iniciativa é de grande relevância por trazer as novidades do setor, além de agregar novos conhecimentos. "É muito bom essa soma de conhecimento, uma vez que nos possibilita estar perto do novo, do diferencial no mercado, pois às vezes a correria do dia a dia não nos permite buscar essas novidades".
A ação, que também foi realizada em comemoração ao Dia do Engenheiro, 11 de dezembro, premiou as três melhores pesquisas com valor simbólico disponibilizado pelo Sinduscon do Oeste e Franco Engenharia. A aluna Brenda Cardoso, juntamente com sua equipe, foi premiada pelo projeto Casa Conectada com o 1º lugar. "Estamos muito felizes em fazer com que o nosso esforço seja reconhecido e que mais pessoas conheçam os trabalhos realizados por nós que agregam inovação e muita tecnologia", garante.
Estiveram presentes no seminário os professores do IFMA, o arquiteto Elizeu Farias, Otoniel Costa, Vânia Carneiro, Valdivio Cerqueira e João Neto Franco, ambos orientadores dos projetos apresentados. E ainda os engenheiros, Roberto Alencar, Osório Guterrez, Richard Sebba, Francisco de Assis, Fernando Almeida, Lilian Alves e Marcelino Tavares.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15774
Inovações Tecnológicas na Construção Civil é tema de seminário em Imperatriz
A ação realizada pelo Sinduscon do Oeste reuniu empresários, técnicos, estudantes e professores da área
Comentários