As novas tendências e tecnologia de mercado foram temas do "Workshop Arquitetura e Inovação na Construção", realizado na noite dessa quarta-feira (10), em Imperatriz. A ação, promovida pelo Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Imperatriz (Sinduscon do Oeste), contou com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) e das empresas Norcalc Estrutural, Franco Engenharia e CC Arquitetura. Estiveram presentes empresários, construtores civis, arquitetos e engenheiros que foram informados sobre as últimas inovações tecnológicas ligadas a estrutura e arquitetura das obras no setor da construção civil.
O presidente do Sinduscon do Oeste, João Neto Franco, destacou a importância da ação para os empresários da região. "A proposta visa identificar projetos inovadores alinhados às demandas da indústria da construção para que os construtores da nossa região apostem nas novidades tecnológicas. As mudanças e os avanços no setor devem passar pela atualização de informações constantes e nós que representamos esse segmento estamos em busca das novidades para que os construtores possam competir e inovar no setor e vencer a tão falada crise, que na verdade, nos permitiu ser mais criativo, organizar informações e ideias, tomar decisões, aprimorar situações e adquirir conhecimentos".
A primeira palestra foi proferida pelo arquiteto César Cardoso, que trouxe as inovações na área de arquitetura com obras que unem modernidade e sustentabilidade ao utilizar o reaproveitamento da água, e a energia solar, além de destacar as Normas de Desempenho de Edificações e leis criadas que tem mudado a forma de planejar e construir obras. "Nós temos que pensar na sustentabilidade, hoje não dá mais para se executar um projeto sem pensar no reaproveitamento da água e energia solar, até porque muitas prefeituras estão privilegiando obras que possuam características sustentáveis, inclusive com desconto ou isenção de alvarás".
Em seguida, o engenheiro Marcelo Diego falou sobre novos sistemas como o Pavi Plan, Pavi Plan Plus, Tubex Atex, que tem a finalidade de otimizar processos, ganho de preço, produtividade, prazo e lucros nas obras. Além de detalhar para os participantes sobre a realidade virtual voltada para o marketing de vendas, onde comprador tem oportunidade de se sentir dentro do imóvel ao utilizar óculos de imersão 3D, e ainda a importância e passos para implantar o BIM (Modelagem da Informação da Construção). "Larga na frente quem alia sua marca com as novidades tecnológicas, pois você tem a oportunidade de diferencial no mercado", garante o engenheiro.
Para o empresário e construtor civil Rogério Frota, a iniciativa fortalece o setor e favorece a atualização das empresas. "Esse encontro foi sensacional por nos apresentar tantas novidades tecnológicas que agregam e nos permitem modernizar projetos e ideias e isso só faz com que nosso setor melhore e muito".
A ação contou ainda com a presença dos diretores da FIEMA, Luís Lima (Simetal), Francisco Nascimento (Sicam), além dos secretários municipais, Eduardo Soares (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), Francisco Pinheiro (Secretaria de Infraestrutura), o vereador Hamilton Miranda e o presidente da Associação dos Lojistas, Marcone Marques.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15879
Comentários