Curso irá capacitar profissionais da área em produção de novas tendências da moda
Cerca de 20 profissionais do setor de moda estão participando do Inova Moda - ciclo 7 em Imperatriz

Cerca de 20 costureiras, empresários de micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais, que trabalham com o segmento de confecção e vestuário, deram início nesta terça-feira (20) ao curso Inova Moda - ciclo 7 Utopias, no laboratório do Senai. A formação é uma realização do Sebrae, por meio de sua Regional em Imperatriz, juntamente com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Até sexta (23), os participantes vão conhecer as novas tendências de modelagem, costura e inovações do mercado da moda.
Com o tema conceito Utopias, a formação visa capacitar os participantes por meio de metodologias diferenciadas e inovadoras, para que criem peças diferenciadas e aperfeiçoem a qualidade de seus produtos ofertados aos consumidores, de forma que contribuam com o desenvolvimento dos pequenos negócios de moda e fortaleçam a competitividade industrial do setor.
“É o momento dos profissionais que criam peças e trabalham com o setor de moda e costura conhecerem as novidades na prática, para que possam utilizar em seus empreendimentos e se destacarem no mercado, em um dos setores tão dinâmico e competitivo”, explica o gestor de projetos do Sebrae e responsável pela ação, Baruque Costa.
Nas oficinas será trabalhada a criação das peças, o desenvolvimento de produto, modelagem, ensaios em elaboração de fichas técnicas, por meio de exposições orais, atividades práticas individuais e em grupo.
Para a microempresária Zuleide de Oliveira Bandeira, que participa do curso, esta é uma oportunidade de renovar as ideias e adquirir maior aprendizado para colocar em prática em seu estabelecimento. Proprietária da WZ Ateliê, onde cria e vende suas peças, ela já participou de quatro ciclos do Inova Moda e conta que a formação tem feito a diferença no dia a dia.
“São vários ciclos seguidos que participo e junto a minhas colaboradoras, sempre vamos em busca das novidades, para fazer oferecer novos produtos no ateliê. Sou costureira e trabalho no ramo há 37 anos, sempre busco me atualizar, conhecer as tendências da moda. Várias ações já tenho colocado em prática, como misturar as estampas, os tecidos, e outras informações que me deram maior criatividade na elaboração das peças. A expectativa para esse ciclo Utopias é de obter mais informações e aumentar a criatividade”, afirma a microempresária Zuleide.

Palestra de lançamento, ciclo 7-Utopias
Na segunda (19), foi realizada a palestra de lançamento do Inova Moda, ciclo 7, que apresentou as tendências que vão compor o inverno 2018, em cores, estilos e modelagem, bem como as inovações para consumo na estação. A palestra ministrada pela consultora do Senai, Jacirene França, repassou informações sobre uso de tecnologia, mercado, design, moda e comportamentos, que serão indispensáveis para a criação de produtos diferenciados e competitivos pelos pequenos negócios da moda, que vão abranger as áreas de confecção, têxtil, joias, bijuterias, couro, calçados e artefatos relacionados.