Colégio COC Imperatriz – Dei Bambini investe na Escola de Pais e estende o projeto à comunidade

Por: Dra. Cíntia Lima
Psicóloga Colégio COC

A Escola de Pais surgiu no Brasil no início da década de 60, com religiosos e casais leigos que estavam buscando informações sobre o desenvolvimento da criança e do adolescente e os reflexos da educação de seus filhos nas futuras gerações. Por isso, em outubro de 1963, partindo de um modelo francês, criava-se no Brasil a I Escola de Pais, na cidade de São Paulo.
É uma instituição voluntária que está aberta a todos os interessados na educação e orientação de adolescentes e crianças, cujo objetivo é orientar os pais e educadores a respeito de como intervir nas situações intrafamiliares que envolvam o desenvolvimento da personalidade, a aprendizagem e o comportamento da criança e do adolescente.
É com o mesmo interesse, objetivo e disposição que o COC vem desenvolvendo um trabalho frente à comunidade escolar para a formação de pais e educadores através da Escola de Pais. Esta escola tem como finalidade auxiliar a comunidade de Imperatriz, principalmente os pais e educadores, na formação de valores e princípios que favoreçam às gerações futuras na construção de cidadania e maturidade emocional e cognitiva frente às diversidades sociais e culturais que estão tão presentes e se modificam numa velocidade exorbitante, em busca de um comportamento mais autônomo e saudável.
Trabalhar com Escola de Pais é estabelecer um projeto de formação continuada, é ter a certeza de que não sabemos tudo e que estamos o tempo todo aprendendo.
Queremos convidar você, pai e educador, para fazer parte efetiva da nossa Escola de Pais. No nosso próximo encontro, que acontecerá nos dias 21 e 22 de junho, discutiremos assuntos como: A formação da identidade e as intervenções familiares eficazes para o desenvolvimento da autonomia; medos e incertezas na educação dos filhos. Procura-se pais perfeitos. Será que você se encaixa no perfil? Prevenindo a ansiedade e a angústia na vida dos filhos.
Essa iniciativa visa favorecer um espaço de encontro e reflexão para que as famílias possam trocar experiências e se ajudar mutuamente, promovendo uma construção coletiva das novas gerações.