Raimundo Primeiro
Empresas fornecedoras da cadeia de mineração dos municípios de Imperatriz, Açailândia, Porto Franco e Estreito – localizados na Região Tocantina, sudoeste do Estado, iniciaram este mês as consultorias de Gestão Empresarial do Projeto Encadeamento Produtivo de Mineração, que envolve o eixo São Luís-Açailândia. O projeto é fruto de parceria entre o Sebrae Maranhão e a Vale para desenvolvimento de fornecedores locais. Nessa ação, estão integrados municípios das Unidades Regionais do Sebrae de Imperatriz e Açailândia.
As atividades do projeto foram iniciadas em 2012, por meio da realização do “Diagnóstico de Maturidade da Gestão”. Durante as consultorias, é destacado que a gestão de informações e do capital intelectual torna-se elemento essencial à jornada em busca da excelência empresarial.
“E foi justamente isso que a nossa empresa veio buscar aqui, procurando e recebendo as orientações necessárias do Sebrae”, relata o jovem empreendedor Jeová de Jesus Costa, que, após trabalhar 12 anos numa empresa, cuja matriz fica localizada no centro comercial de Imperatriz, decidiu montar o seu próprio negócio, uma loja especializada na venda de tintas imobiliárias.
Segundo informações do consultor do Sebrae-MA, Tadeu Edson Borba, que acompanha a consultoria no município de Estreito, as empresas participantes do diagnóstico, preencheram um questionário com 35 questões, onde foram abordados os critérios Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados.
Após o diagnóstico e identificação das soluções educacionais, as URs de Imperatriz e Açailândia começaram a desenvolver as parcerias com as empresas locais, visando incrementar as atividades comerciais estabelecidas com a Vale na Região Tocantina, notadamente em Imperatriz e Açailândia, municípios diretamente envolvidos com a Ferrovia Carajás.
“Neste mês, ainda será realizada a segunda consultoria do projeto, na solução Visão Estratégica. Após o trabalho, espera-se que as empresas tenham identificado ações para alcançar suas respectivas visões de futuro”, sinaliza Tadeu Borba, informando que o Sebrae continuará com as consultorias até dezembro para os fornecedores do setor de mineração dos quatro municípios, quando estarão aptos a participar de uma nova avaliação para constatar seu processo de evolução.
Confiança
Outro empreendedor que já mostra confiança em alavancar os negócios de sua empresa por conta das consultorias em gestão é Eurípedes Barçanullo Ângelo, do Posto de Molas Brasil. “Minha principal meta é melhorar a qualidade dos serviços da nossa empresa familiar, que já tem 40 anos no mercado”, conta. O negócio passou a ser gerenciado por ele há 21 anos.
Proprietário da recém-criada Locar (Locadora Carajás), o empresário Gilberto Francisco de Sousa, apesar de atuar no mercado de locação de veículos há vários anos, destacou participar das consultorias visando ampliar o conhecimento. “Só através da informação que nós crescemos; por isso estou aqui, com outros empresários: para aprender mais e as ferramentas do Sebrae são importantíssimas nesse processo”, arremata.
A empresária Renata Araújo Lima, mesmo estando em área distinta, mas que tem crescido vertiginosamente em Imperatriz, a da Educação, diz não ter medido esforços para participar das consultorias, tão logo tomou conhecimento das ferramentas que o Sebrae e a Vale colocam à disposição dos empresários. “Não poderia perder essa oportunidade de obter mais conhecimento”, atesta.
Fundamentos da Excelência
Os fornecedores de Imperatriz e Açailândia estão sendo contemplados, nessa fase do Projeto Encadeamento da Cadeia Produtiva de Minério, com o curso “Gestão da Qualidade: Fundamentos da Excelência – O Caminho para o Sucesso”, dentro do Programa “Sebrae de Gestão da Qualidade”, por meio da Unidade de Capacitação Empresarial e do Sistema Educação Sebrae.
Com carga horária de 16h, o curso é dividido em quatro encontros, sendo um por dia. Na programação, os empresários desenvolvem atividades dinâmicas e interativas, individuais e em grupo, planejadas especialmente com foco nas competências de natureza cognitiva, atitudinal e operacional, ou seja, atividades que possibilitem a mobilização de conhecimentos, saberes, atitudes e habilidades, além de procedimentos.
“O curso é voltado a empresários e profissionais que desejam aprimorar o seu modelo de gestão. O objetivo é criar as condições necessárias para que eles possam desenvolver competências para compreender os fundamentos da excelência e relacionar a gestão da qualidade como uma estratégia para alcançar um modelo de excelência em gestão. Além disso, busca-se, por exemplo, melhorar o modelo de gestão das empresas, diagnosticando a situação da mesma em relação aos fundamentos da excelência. A partir daí, é possível definir e implementar um conjunto de indicadores de desempenho empresarial e aplicar o ciclo PDCA (Planejar, Desenvolver, Checar e Agir corretivamente) na gestão dessas empresas”, destaca a consultora Carla Baima.
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