Novo ginásio poliesportivo também já começa a ganhar forma

Denis Oliveira

Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Mais conhecido como Fiqueninho, nome do ginásio poliesportivo que ainda existe no local. Há anos inutilizado e abandonado, o espaço vai voltar a viver seus dias de glória. Desta vez, com estrutura ainda mais completa e sob nova denominação: Praça da Juventude.
Desde a última semana, a Prefeitura de Imperatriz trabalha na construção da Praça da Juventude, que vai ocupar toda a área onde, atualmente, há o complexo esportivo. A obra foi iniciada por três equipes das duas empresas que venceram a licitação. A primeira delas realiza a demolição do ginásio Fiqueninho. As outras duas deram início à construção da quadra poliesportiva e da piscina olímpica.
Sobre a demolição do ginásio Fiqueninho, o engenheiro civil responsável, Carlos Cunha, destacou que a estrutura do local já não oferecia segurança aos usuários. “Estamos fazendo a demolição do ginásio do Fiqueninho, que estava com sua estrutura totalmente comprometida. Faremos a demolição de todo o ginásio e do complexo de administração”, explicou.
A nova quadra poliesportiva deve ter as mesmas características do antigo ginásio Fiqueninho, coberta, com arquibancada e estrutura para receber a prática de esportes como futsal, handebol, basquete e vôlei. Já a piscina terá 50 metros de comprimento, 25 de largura e dois de profundidade. Ambas são construídas pela mesma empresa, que empregou uma equipe de trabalhadores em cada. De acordo com o mestre de obras Edilson Santana Chagas, estas estruturas serão as primeiras a ficarem prontas.
Além destas duas estruturas, a área também terá um campo de futebol society, quadra de vôlei de praia, pista de caminhada, teatro de arena, pista de skate, pista para salto, área de exercícios e um totem. Também será construído um centro de convivência, que inclui sala de ginástica, espaço para a terceira idade, sala de reuniões, vestiário e a administração. De acordo com o projeto, a obra deve ser totalmente concluída em um ano e meio.

Emenda parlamentar

A Praça da Juventude vai ocupar área total de 7,8 mil metros quadrados. A obra é desenvolvida com recursos do Governo Federal, fruto de indicação de emenda parlamentar do deputado federal Davi Alves Silva Junior. A destinação dos recursos aconteceu ainda em 2009. Na sequência, a Prefeitura realizou a licitação. A ideia era iniciar logo a obra.
O Governo Federal, no entanto, demorou a liberar o dinheiro para a obra. Segundo informações do secretário municipal de Infraestrutura (Sinfra), Roberto Alencar, somente este ano foi depositada a primeira parte dos recursos, sendo 30% do valor total da obra. “Fizemos todos os projetos, aprovamos na Caixa Econômica Federal, licitamos, contratamos as empresas, mas só agora, três anos depois, é que o Governo [Federal] liberou 30% dos recursos”, explicou Alencar.
O secretário também esclareceu que, ao contrário do que muitos acreditam, a indicação de emendas feitas por deputados não significa o imediato depósito da quantia nas contas das prefeituras. “Nem sempre a apresentação e aprovação de emendas são a certeza de recursos liberados. O município tem alguns milhões de reais já empenhados, com obras licitadas, ordens de serviços emitidas, no entanto o Governo Federal não libera os recursos”, explicou o secretário.

Fiqueninho

O Fiqueninho foi, durante décadas, o único local usado pelas escolas para a prática de esporte das escolas, tanto pela rede pública quanto pelas instituições privadas. Era, também, o principal palco das disputas nos Jogos Escolares de Imperatriz (Jeis), em modalidades como futsal, basquete, vôlei e handebol. Além do ginásio, o complexo também tinha áreas para a prática de outras modalidades, com a pista de atletismo.