Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da Atenção Básica de Saúde, iniciou nesta segunda-feira, 23, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe - H1N1. O público-alvo são idosos a partir de 60 anos, profissionais da saúde, crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias. A meta estipulada até o dia 22 de maio é imunizar de 90% desses grupos.
A coordenadora da Atenção Básica, Sormanne Branco, explica que "apesar da vacina contra a influenza não proteger contra o novo coronavírus, porém auxilia os profissionais da saúde na exclusão de diagnóstico para o coronavírus, já que os sintomas são muito parecidos, além de ajudar na redução da procura por serviços de saúde".
A vacina contra a Gripe - H1N1 é uma forma de evitar que a população seja atingida e tenha seu sistema imunológico fragilizado, aumentando os riscos de contrair o novo coronavírus. A Semus orienta ainda que respeitem o cronograma de vacinação da Prefeitura, pois a divisão do público foi estabelecida, justamente, para que não haja aglomeração nas Unidades Básicas de Saúde, seguindo recomendações do Ministério da Saúde.
As vacinas estão disponíveis nas UBS e não há risco do público-alvo da campanha ficar sem a imunização. Evitem filas e aglomerações, para prevenção do novo coronavírus, respeitando os horários e locais de vacinação. (Kalyne Cunha-Ascom)
Cronograma de vacinação de Gripe - H1N1
- Público: Somente Idosos
Horário: 8h às 12h e 14h às 17h.
Local: escolas e Casa do Idoso
Vila Lobão - Lago do Cisne
Parque Alvorada - Creche Nossa Senhora de Fátima
Cafeteira - Escola Santa Teresa D'ávila
Nova Imperatriz - Escola Marechal Rondon
Nova Imperatriz - Escola Costa e Silva
Santa Rita - Escola Raimundo Correa
- Público: crianças e idosos
Horário: crianças pela manhã / idosos à tarde.
Local: Unidades Básicas de Saúde
UBS com horário especial de 8 às 20h: Milton Lopes, Cafeteira, Maria Aragão, Vila Lobão.
- Público: profissionais da Saúde
Local: Socorrinho e Associação Médica
Horário: Horário: 8h às 12h e 14h às 17h.
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).
Comentários