A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO) realiza hoje, às 10 horas, no Aeroporto Prefeito Renato Moreira, o Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC).
O EXEAC consiste na simulação de um acidente aeronáutico com múltiplas vítimas, que visa aferir a eficiência dos procedimentos e a eficácia do Plano de Emergência do Aeroporto, inclusive com o acionamento das organizações envolvidas, de segurança, saúde e de trânsito, na possibilidade de uma ocorrência real.
O EXEAC também encerrará o curso de formação do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), que é um grupo de voluntários formado por empregados de empresas instaladas no aeroporto e de servidores de órgãos, que recebem aulas de atendimento pré-hospitalar – segunda a quinta – e na sexta-feira, para formação do curso, participam da simulação do acidente aeronáutico.
O CVE é um treinamento realizado anualmente nos aeroportos de todo o mundo, que visa atender às recomendações da Organização da Aviação Civil (OACI), que se organizem, nos aeroportos, grupos de pessoas treinadas para prestação voluntária de primeiros socorros às vítimas de acidentes aeronáuticos, em apoio aos meios médico-hospitalares previstos no Plano de Emergência do Aeroporto.
O Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (EXEAC) compreende a mobilização de todos os integrantes do Plano de Emergência do Aeroporto (PLEM) para configuração de um acidente aeronáutico com características reais, onde o objetivo maior é aferir a eficiência de cada segmento, de forma que seus executantes apliquem os ensinamentos adquiridos e exerçam em todas as suas linhas as correções que se evidenciarem necessárias.
O exercício terá a duração de 1 hora, no local do sinistro, na área de treinamento do aeroporto. A categoria da emergência é “Intervenção Mediata”, que é o procedimento adotado pela SCI para atendimento às aeronaves na condição de socorro, requerendo intervenção imediata no local do acidente aeronáutico, ou o posicionamento dos carros contra incêndio (CCI), para aguardar a aeronave naquela condição de emergência. O socorro é a condição em que a aeronave encontra-se ameaçada por um grave e/ou iminente perigo e requer assistência imediata. A condição de socorro refere-se também à situação de emergência em que o acidente aeronáutico é inevitável ou já está consumado.