A Superintendência da INFRAERO – Empresa Brasileira de Infraestrutura Portuária abriu Edital de Pregão Presencial Nº. 079/2014, visando a concessão de uso de áreas destinadas a exploração comercial de atividade agrícola temporária, a ser exercida por pessoa física, localizada no Aeroporto Prefeito Renato Moreira.
A abertura da licitação está prevista para acontecer às 9h desta quinta-feira (2), no prédio da Infraero, no aeroporto local. A iniciativa da estatal atraiu para as dependências da Câmara Municipal dezenas de agricultores que exploram aquela área também conhecida por Cinturão Verde, uma das maiores produtoras de legumes.
Ao usar a tribuna da Câmara, a produtora Leila Cruz dos Santos, 39, informou aos vereadores que a área está sendo ocupada por cerca de 54 trabalhadores com 20 e 25 anos ali estabelecidos. Os agricultores do Cinturão Verde recebem apoio da própria Infraero e parceiros do projeto, a exemplo do Sebrae, Embrapa, AGERP, faculdades, agentes financeiros e a Prefeitura de Imperatriz.
“Nós estamos aqui para pedir o apoio dos senhores vereadores, dos membros do Ministério Público, Prefeitura Municipal e toda a comunidade, uma vez que não podemos abandonar aquela área de uma hora para outra como pretende a Infraero”, protestou Leila dos Santos, recebendo apoio de imediato de alguns vereadores.
“Não podemos admitir ter que comprar cebola, tomate, pimentão, cebolinha, entre outras verduras básicas, de outros municípios e regiões, como vem ocorrendo com outros produtos alimentícios que temos que exportar de fora”, disse a vereadora Caetana Frazão, sendo endossada pelos colegas de bancada.
O secretário adjunto de Agricultura, Hélio Fraga, informou que a Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura está mediando o caso, no sentido de que o problema seja resolvido da melhor forma possível. Fraga disse que já esteve junto ao secretário José Fernandes tratando do tema junto à Superintendência.
“Ocorre é que tem alguns agricultores que estão inadimplentes com a Infraero, o que levou a Superintendência a abrir uma nova licitação”, afirmou Hélio Fraga, ressaltando que tem pessoas que estão morando na área, mas não estão produzindo. “O objetivo da Infraero é que todos trabalhem, produzam para vender seus produtos mais baratos para a população, pois este é seu papel social”, concluiu Hélio Fraga. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários