Com as chuvas, problemas estão surgindo em trechos da nova avenida e providências já estão sendo tomadas

William Marinho

Com o inverno rigoroso, provocando chuvas intensas em Imperatriz, obras de infraestrutura começam a sofrer consequências. A principal delas, o desmoronamento de aproximadamente 16 metros do muro de contenção da Avenida Beira-Rio, inaugurada em dezembro último.  Com o problema, cem metros da avenida foram interditados e cobertos com lonas para evitar acidentes e, principalmente, não aumentar a infiltração no local.
O problema foi registrado no meio desta semana, após as fortes chuvas que caíram na cidade e imediatamente, tanto o governo do estado como a empresa responsável pela obra, iniciaram o levantamento da área para as providências necessárias para a recuperação do local, tendo em vista que parte do muro cedeu, além de provocar um buraco ao lado das grades de proteção.
Ontem, técnicos e engenheiros da construtora estavam isolando aproximadamente 80 metros e cobrindo com lonas afim de iniciar os procedimentos para a sua recuperação. De acordo com uma engenheira, que preferiu não se identificar e afirmar que o que provocou o problema foi divulgado pelo governo, ao ser questionada se a continuação das chuvas não iria piorar o trecho, disse que a princípio não, mas poderá prejudicar o andamento das providências.
Além desta parte do muro de proteção que fica distante do rio mais de 60 metros, outros problemas foram registrados com as chuvas. Os banheiros dos quiosques estão com a tubulação entupida e um dos barraqueiros informou a O PROGRESSO que na chuva de quarta-feira o esgoto estourou pelas bocas de lobo existentes na praça de alimentação.
Ontem, o Governo do Estado divulgou  uma nota técnica sobre o problema na Beira-Rio.
"Devido à intensa e anormal precipitação de chuva neste período, tanto local como nas cabeceiras do Rio Tocantins e a necessidade de maior frequência de descargas (vazão) das comportas das Hidrelétricas localizadas a montante da obra, ocorreu, como consequência, uma saturação excessiva no solo num pontual trecho do maciço de contenção da obra de Manutenção, Revitalização e Urbanização da Beira Rio de Imperatriz. E sendo assim e de maneira urgente, estão sendo executadas as obras de reparo e reforço para sanar as anomalias manifestadas.
Foram tomadas todas as medidas de segurança possibilitando assim o perfeito e contínuo uso do espaço público por parte da população".
A empresa não divulgou a data prevista para liberação do trecho interditado.