Elson Araújo

Colaborador

O índio Moisés Guajajara, da Aldeia Zutiua, no município de Arame, ainda na adolescência descobriu-se cantor. Chegava a impressionar os colegas de aula e professores na escola onde estudava ao interpretar sucessos das bandas da moda como RPM, Paralamas do Sucesso, entre outras de grande sucesso daquela época. Conta que detestava música sertaneja até que um dia esse conceito sofreu um impacto ao ouvir uma fita cassete com as músicas da dupla Zezé di Camargo e Luciano. Daquele dia em diante abandonou o pop e passou a cantar somente as músicas da dupla. Nascia ali o índio sertanejo Moisés Guajajara, cujo maior sonho é conhecer pessoalmente os ídolos que passou a interpretar.
“Pra mim só existe essa dupla. Recebo críticas por cantar somente as músicas do Zezé e do Luciano, mas isso não me atinge nem me desanima. Me orgulho de ser o primeiro Guajajara a cantar músicas da dupla. Depois de mim, surgiram até outros, mas infelizmente sumiram, e eu continuo firme cantando e nessa esperança de um dia poder conhecer meus ídolos”, declarou Moisés.
Moisés Guajajara contou a O PROGRESSO que ao longo da sua carreira, que desenvolve paralela a de professor, apareceram muitas pessoas com a promessa de ajudá-lo a se encontrar com irmãos Zezé e Luciano mas nenhuma ajuda deu certo até hoje. Ele reconhece que não é fácil, mas que não desistirá do sonho.
“Na minha aldeia sou professor, mas eu gosto mesmo é de cantar”
Como muitos cantores talentosos, mas ainda considerados  anônimos pelo grande público, Moisés divulga seu trabalho mais pela  internet na expectativa de que algum produtor  musical,  ou de algum programa de  auditório se  interesse pelo seu trabalho,  ou meso via compartilhamentos dos vídeos,  a dupla Zezé di Carmargo e Luciano tome conhecimento que na Aldeia Zutiua existe um índio chamado Moisés Guajajara que há anos faz apresentações só com suas músicas e  que o maior sonho é conhecê-la pessoalmente.
Na rede é possível encontrar vários vídeos  do artista maioria gravado na aldeia onde vive localizada a 72 quilômetros da sede  de Arame. (https://www.youtube.com/watch?v=jYPXs6jwg1g)