Descentralizar a distribuição de medicamentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através de farmácias particulares, é objeto de matéria debatida na Câmara de Vereadores de Imperatriz na sessão da última terça-feira, 11. Indicação de autoria do vereador Fábio Hernandez (PSC) foi aprovada pelo Plenário e segue agora para despacho do Poder Executivo.
Na matéria, o vereador solicita a celebração de convênio entre a Prefeitura e a rede de farmácias particulares para distribuição de medicamentos dos SUS receitados na rede pública de saúde. Hoje, a retirada é feita pessoalmente em farmácias dos postos de saúde e não são raras reclamações por parte dos pacientes de falta de produtos.
"Pelo convênio, a Prefeitura pagaria pelos medicamentos receitados pelos médicos em unidades de saúde e a distribuição seria feita pelas farmácias credenciadas pelo programa. A medida ajudaria na descentralização da distribuição dos medicamentos e ainda geraria renda para as farmácias, principalmente as localizadas nos bairros", justificou o vereador.
Programa semelhante já funciona em outras cidades e foi adotado recentemente pela Prefeitura de São Paulo, em modelo com algumas características do progarama Farmácia Popular, do governo federal. (Carlos Gaby)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15861
Comentários