O ambientalista Domingos Cezar Ribeiro recebeu com satisfação na manhã dessa quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Imperatriz, a Indicação Nº. 386/2015, de autoria do vereador João Francisco Silva, que solicita do executivo municipal a transposição das águas do riacho Bacuri para o riacho Cacau.
Aprovado por unanimidade daquela Casa de Leis, o projeto de lndicação do vereador sugere a construção de um canal visando interligar os dois riachos no local em que eles mais se aproximam, após o cruzamento da rodovia BR-010. “Estive no local e vi que isso é possível, sem gastos de muitos recursos”, assinalou João Silva.
Essa mesma sugestão, agora transformada em lei, foi feita pelo tesoureiro da Fundação Rio Tocantins – FRT, Domingos Cezar, em maio passado, quando este participou como palestrante de uma audiência pública na Câmara Municipal, atendendo convite da mesa diretora daquela Casa de Leis.
A audiência pública tratava da devastação do rio Tocantins, dos cinco principais riachos que cortam a cidade de Imperatriz, mas que tinha como tema central a retirada ilegal de areia e seixo nas proximidades da foz do riacho Cacau e da Praia do Cacau, o principal balneário público da cidade de Imperatriz.
Concedendo entrevista à imprensa, Domingos Cezar disse acreditar que agora seu sonho pode se tornar realidade. “Esse projeto de Indicação, de autoria do vereador João Silva, que é líder do Executivo na Câmara Municipal, certamente vai sensibilizar o prefeito Sebastião Madeira a realizar esta importante obra”, afirma Cezar.
Para ele, que conhece de muitos anos a situação de rios, riachos e lagos da região, o riacho Bacuri, a partir da BR-010 até sua foz no rio Tocantins, nas proximidades do Porto das Balsas, está completamente morto, não tem como ressuscitá-lo. “Porém, depois da BR-010 ele ainda está vivo e pode ser aproveitado com sua transposição”.
O ambientalista garante que o projeto é tão importante, “porque com a transposição o riacho Bacuri vai revitalizar o riacho Cacau, que também se encontra em profundo estado de devastação de seu leito e das matas ciliares”, afirma Domingos Cezar, ressaltando que a transposição é a única forma de salvar o riacho Cacau. (Assessoria/FRT)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15438
Indicação do vereador João Silva solicita transposição das águas do Bacuri ao Cacau
Essa sugestão já havia sido feita pelo ambientalista Domingos Cezar em audiência na Câmara
Comentários