A ação está entre os diversos trabalhos realizados para promover a educação inclusiva

A acessibilidade no ambiente escolar contribui para o desenvolvimento educacional. E para cumprir com esta responsabilidade, a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem buscado oferecer educação de qualidade para os alunos da rede municipal de ensino.
Percebendo a necessidade de melhorar ainda mais a inclusão nas escolas do município, a SEMED realiza, neste mês de março, a entrega de vinte cadeiras de rodas para as unidades escolares. A ação está entre os diversos trabalhos realizados que priorizam a inclusão de alunos com deficiência em turmas regulares. As cadeiras de rodas são destinadas às unidades que têm Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) para Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Conforme Leila Lopes, coordenadora do Setor de Inclusão e Atenção à Diversidade (SIADI), o impedimento de locomoção seja transitório ou permanente, não deve ser fator de exclusão no ambiente escolar. Ela ressalta que “a aquisição das cadeiras de rodas tem o objetivo de promover acessibilidade aos/as alunas no âmbito da escola, como por exemplo, em Salas de Recursos Multifuncionais, assegurando-lhes o direito de acesso e permanência”.
Compromisso – O SIADI tem o compromisso de fomentar, desenvolver e acompanhar as políticas públicas de inclusão dentro da rede municipal de ensino. Atualmente, a rede municipal de ensino de Imperatriz possui 22 Salas de Recursos Multifuncionais. Os alunos recebem acompanhamento e encaminhamento da equipe de técnicos, composta de assistente social, pedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional e psicólogo.  (Luana Barros / ASCOM)