Na manhã de anteontem (23), foi aberta a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Com o tema “Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: novas perspectivas e desafios”, o evento contou com palestras, apresentações culturais e elaboração de propostas que serão levadas para a conferência estadual, em São Luís.
A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e executada pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). Buscando a inclusão dos deficientes, o evento possui intérpretes de libras (língua brasileira de sinais), que possibilita a comunicação com as pessoas surdas.
O tema da conferência foi trabalhado em quatro eixos: “Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional”, “Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia”, “Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses” e “Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social”.
Durante a cerimônia de abertura do evento estiveram presentes o prefeito Sebastião Madeira; a secretária Miriam Reis; a promotora especializada na Defesa da Saúde, Aline Matos; a presidente da CMDPD, Maria da Conceição Cardoso; a coordenadora do Fórum Regional das Pessoas com Deficiência, Renata Marchesini, e o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Dilson Bessa.
Também compuseram a mesa de abertura da conferência a presidente do Conselho de Assistência Social, Aciléia Prereira; o presidente do Centro de Assistência Profissionalizante ao Amputado e Deficiente Físico (Cenapa), Marcos André; a coordenadora da Casa dos Especiais, Polliana Dias, e o representante dos deficientes, Sidirley Gonçalves.
Acessibilidade - O prefeito Sebastião Madeira destacou o esforço da gestão para que as pessoas com deficiência possuam maior acessibilidade no município. “O nosso governo, por meio da Sedes, está voltado para ajudar as pessoas que possuam algum tipo de deficiência. Como lei, as famílias que possuem pessoas com deficiência serão priorizadas no sorteio das casas do programa Minha Casa, Minha Vida”.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Miriam Reis, ressaltou os avanços do município na melhoria de vida dos deficientes. “Imperatriz é a única cidade do Maranhão que possui uma casa de assistência para os deficientes, a Casa dos Especiais, que possui 180 pessoas cadastradas. Também quero destacar que todos os órgãos da Sedes foram adaptados para que as pessoas com deficiência tenham acesso”.
O representante dos deficientes, Sidirley Gonçalves, agradeceu a oportunidade de estar presente na conferência. “Para mim é uma grande satisfação poder participar desse evento, alegro-me, ainda, por não ver na plenária apenas os deficientes, mas os representantes de todas as áreas da sociedade. Devemos aproveitar este momento para elaborarmos propostas que supram as necessidades dos deficientes”, finalizou. A conferência foi encerrada ontem (24), às 18h. (Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14411
Comentários