Vanessa Aguiar, coordenadora do Hiperdia

Lídio Almeida

Foi aberta oficialmente nessa segunda-feira (12) a 4ª Semana Municipal de Combate e Prevenção ao Diabetes Mellitus, com evento no Ambulatório do Pé Diabético, no Hospital Municipal Infantil. Presentes, diversos profissionais da Atenção Básica de Imperatriz envolvidos no tratamento e prevenção do Diabetes e os pacientes em tratamento que se confraternizaram num café da manhã e assistiram a uma palestra educativa proferida pela coordenadora do Hiperdia, Vanessa Leite Barros de Aguiar.
O diabetes mata uma pessoa a cada 5 segundos. É um índice alarmante. Segundo Vanessa Aguiar, “a doença toca profundamente os lados físico e emocional do paciente, por isso é preciso ter muito cuidado no fator prevenção. Detalhes como o uso do calçado adequado podem parecer simples, mas ajudam bastante no tratamento”, afirmou a coordenadora do Hiperdia.
“O diabetes é uma preocupação mundial”, afirmou a coordenadora da Atenção Básica, Maria Viviane de Sousa. Segundo ela, a preocupação do setor de Atenção Básica de Imperatriz é constante e o trabalho é feito principalmente na prevenção: “Somos eternos vigilantes da doença, afirmou a coordenadora. Ela reiterou que “este ano vamos buscar melhorias para o setor de acolhimento. É um compromisso da Atenção Básica”.
Já a coordenadora da Saúde do Idoso, Cimei Simone, enfatizou que a equipe passa os conhecimentos para todos os pacientes. “Se tem o adoecimento, é preciso o cuidado com a alimentação e com exercícios físicos. A responsabilidade é de cada um de nós”, disse a coordenadora. De acordo com ela, os casos de diabetes na família também têm que ser observados. Além disso, os parâmetros estão mudando e em todo lugar é possível ter uma orientação. É uma doença que afeta a visão e outros órgãos do corpo humano”, afirmou.
O chef de cozinha Valdeci Alves convive com o diabetes há quase 10 anos, mas somente depois que operou o pé, quatro anos atrás, é que vem fazendo o tratamento adequado no Ambulatório do Pé. “Aprendi a controlar o diabetes aqui, recebendo as orientações necessárias e hoje tenho uma vida normal”, disse o paciente.
A programação da Semana do Diabetes em Imperatriz segue nesta terça-feira, com extensa programação na Praça Brasil, de 8h às 11h.