Autoridades e representantes da Cemar fizeram a entrega de mais um novo posto de coleta na cidade. A proposta é incentivar cada vez mais a coleta seletiva em Imperatriz
Alexandre Adriel, líder de alta tensão da Cemar, explicou os benefícios que o projeto Ecocemar traz para o meio ambiente e também para os moradores

 Pensando no bem estar da população e na preservação do meio ambiente, o projeto Ecocemar inaugurou nessa quinta-feira (11) seu terceiro posto de coleta em Imperatriz. Instalado na Igreja Batista da Mangueira, no bairro Nova Imperatriz, o novo ecoponto pretende atender à demanda da comunidade daquela região, além de incentivar outros moradores a contribuírem com a sustentabilidade.
O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Richard Sebba, ressaltou a importância do programa. “São os resíduos que causam entupimento de boeiros no período chuvoso, o que gera os alagamentos e transtornos na cidade. Por isso, esse serviço de coleta e reciclagem deve ser informado a toda a comunidade para que ela possa participar ativamente”, afirma.
Instalado na cidade desde 2013, o Ecocemar é um projeto da Companhia Energética do Maranhão, que tem como principal objetivo arrecadar materiais recicláveis em troca de bônus na conta de energia elétrica. Para o líder de alta tensão, Alexandre Adriel, a cidade tem demonstrado uma boa aceitação com o projeto. “A Cemar deseja que a comunidade traga o seu resíduo para que ele seja destinado de forma correta, e com isso ainda tenha o desconto na sua conta de energia. A sustentabilidade tem sido discutida no mundo inteiro, e Imperatriz mostra um cenário muito positivo quanto a isso”, ressaltou.
Desde 2013, foram cerca de 180 toneladas de produtos junto aos mais de 600 clientes cadastrados, somando 14 mil reais em descontos na conta de energia dos moradores da cidade. O programa realiza ainda ações de conscientização ambiental em escolas, comunidades carentes, associações e municípios adjacentes, resultando em educação sustentável para Imperatriz e demais municípios da Região Tocantina. O pastor da Igreja Batista, Eusimar Nunes, reafirma a parceria com o projeto e diz estar cooperando com o bairro e a cidade. “Cada garrafa e cada papel colocado no lugar certo contribui com a vida e o ambiente em que vivemos”, ressalta.
Contribuição - Em Imperatriz, as entidades beneficentes Lar São Francisco, APAE, Ampare, Centro Terapêutico Casa de Davi, Associação Beneficente Cidade Esperança, Mitra Diocesana de Imperatriz e Creche Escola Vida recebem benefícios de empresas que fazem a doação do desconto na conta de energia. Além do posto no bairro Nova Imperatriz, a Cemar conta com mais dois pontos fixos, um localizado na sede da Companhia, na BR-010, e outro no bairro Bacuri, ao lado do 3º Batalhão de Polícia Militar. (Assessoria de Imprensa da Cemar)