O Sistema FIEMA, por meio do Serviço Social da Indústria (SESI), inaugurou, no sábado (17), a décima sétima unidade SESI Indústria do Conhecimento no Maranhão, na cidade de Estreito, em parceria com a prefeitura municipal. Estiveram presentes na inauguração o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão, Francisco de Sales Alencar, que na oportunidade representou o presidente, Edilson Baldez das Neves, a superintendente regional do SESI-MA, Roseli Ramos, além do prefeito Cícero Neco e demais autoridades locais e estaduais.
O vice-presidente da FIEMA, Sales Alencar, garante que o projeto SESI Indústria do Conhecimento é inspirado no sonho de dar acesso à informação e ao conhecimento. “Estamos inaugurando pelo Maranhão várias unidades deste projeto como esta que entregamos hoje. Crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos de Estreito poderão ter contato com as mais diversas culturas e conhecer a forma de pensar de outros povos, seja por meio dos livros ou por meio do acesso à internet”, afirma.
Cada unidade SESI Indústria do Conhecimento é projetada para atender 25 usuários no espaço de leitura e 10 computadores. A Indústria do Conhecimento é um centro multimeio com biblioteca, CDteca, DVDteca, gibiteca e computadores ligados à internet, destinados a disseminar informação dentro do Estado. O projeto busca facilitar o acesso à informação disponível na mídia impressa, eletrônica e na internet, além de promover a formação continuada por meio de cursos, treinamentos e oficinas.
Segundo o prefeito de Estreito, Cícero Neco, a inauguração da unidade é um momento importante para o município.“Nos sentimos lisonjeados em receber esta unidade e por termos sido escolhidos entre os 217 municípios do Maranhão para recebê-la. Agradecemos o apoio e a parceria da FIEMA não somente neste ato, mas também em outras oportunidades e estamos certos que ainda temos muito o que colher com essa parceria inteligente”.
Mais inaugurações - Ao todo, o SESI tem instaladas 17 unidades SESI Indústria do Conhecimento no Maranhão, nas cidades de São Luís (Vila Embratel e BR-135), Açailândia, Arari, Balsas, Caxias, Codó, Imperatriz, Estreito, Matões do Norte, Raposa, Rosário, Santa Rita, Buriti Bravo, Lago da Pedra, Pastos Bons e Barreirinhas. E ainda estão previstas, até o final do mês, as inaugurações das unidades SESI Indústria do Conhecimento em Aldeias Altas e São Domingos do Azeitão, chegando a 19 no Estado.
A superintendente regional do SESI, Roseli Ramos, destaca que esse projeto tem como foco o acesso à educação por meio da leitura e inclusão digital com a finalidade de gerar nas comunidades o progresso e desenvolvimento dos jovens e adultos. “O momento é prazeroso, porque nos permite inaugurar uma indústria diferente, que gera o conhecimento, a educação e o prazer da leitura. Aqui as crianças terão contato com livros, literaturas, oficinas, pesquisas. Além disso, os adultos também poderão utilizar os computadores para fazerem cursos a distância na plataforma do SENAI”.
A inauguração da unidade SESI Indústria do Conhecimento de Estreito contou ainda com a presença do diretor da FIEMA e presidente do Simetal, Luís Lima; o presidente do Sinpancimp, Joanas Alves, e a gerente do SESI Imperatriz, Maria do Amparo Alencar.
Homenagem - A unidade recebeu o nome da educadora Rosane Leite Passos, que viveu toda a sua infância, juventude e vida adulta em Estreito. Exerceu trabalhos importantes a favor da comunidade ao ser professora estadual e municipal, além de vereadora.
Muito antes de iniciar a vida política, batalhou juntamente com o seu pai, Antônio de Souza Leite, um dos primeiros representantes municipais de Estreito em prol da emancipação do município. Rosane Leite Passos faleceu em 2011 e deixou a marca do seu legado com trabalho prestado junto à comunidade.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15637
Inaugurada unidade SESI Indústria do Conhecimento em Estreito
Esta foi a 17ª unidade inaugurada no Maranhão. Iniciativa tem por objetivo levar leitura e inclusão digital à comunidade
Comentários