Ministro Antônio Raupp na UFMA

A cerimônia de inauguração da Unidade de Preparação e Caracterização da Unidade de Biocombustíveis da Universidade Federal do Maranhão, campus de Imperatriz, aconteceu na manhã de ontem, com a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Antônio Raupp. O ministro afirmou que a unidade traz avanços para a educação do Maranhão e estados vizinhos.
“Estou feliz em ver aqui as coisas se concretizarem. Um centro da melhor qualidade na pesquisa física, pesquisa de materiais, que é uma área estratégica, e o reitor já me diz que será construída uma faculdade de medicina. São notícias importantes para a gente que lança políticas em nível de Governo Federal”, disse o ministro, afirmando que, vista por cima, Imperatriz também reflete desenvolvimento. “Sobrevoando, a gente vê uma cidade moderna, bem organizada e de um tamanho surpreendente”, comentou.
Antônio Raupp afirmou que a unidade de pesquisas vai possibilitar aos estudantes uma boa formação e aos professores “um ambiente de pesquisa adequado. Isso elimina a ideia de que, se você se afastar dos grandes centros, não terá condições de desenvolver a carreira científica”.
De Imperatriz o ministro viajou para a capital São Luís, para inaugurar laboratórios na UFMA. Antes, Antônio Raupp falou sobre outros investimentos no Estado, como na base Alcântara-MA, que servirá para lançamentos de satélites.
A Unidade de Preparação e Caracterização da Unidade de Biocombustíveis vai servir para pesquisas do Programa de Mestrado em Ciências dos Materiais, nas áreas da industria e petróleo, farmacêutica, agricultura e da produção de novos materiais com aplicações ótica e eletrônica. (Hemerson Pinto)