Raimundo Primeiro
O prefeito Sebastião Madeira fez, no final da tarde de quinta-feira (29), a entrega da galeria de ex-procuradores municipais de Imperatriz, durante solenidade que contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o juiz Marco Antonio Oliveira, diretor do Fórum Henrique de La Rocque; Sálvio Dino, representante da Academia Maranhense de Letras Jurídicas; e o advogado Heleno Mota, presidente da Subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA).
De acordo com informações levantadas pela reportagem de O PROGRESSO, a galeria é composta com os nomes de ex-procuradores municipais que assumiram cargos depois da promulgação da Constituição de 1988.
O ato foi dirigido pelo atual procurador do Município, Gilson Ramalho, que aproveitou para destacar ser a galeria um justo reconhecimento aos trabalhos de profissionais que deram importante parcela de contribuição ao processo de desenvolvimento de Imperatriz.
A galeria de ex-procuradores de Imperatriz, que homenageia o professor, advogado e jornalista Jurivê de Macedo, fica localizada na sede da Procuradoria Geral do Município, localizada na Rua Rui Barbosa, nas dependências do Estádio Frei Epifânio. Veterano da imprensa local, Jurivê foi um dos fundadores e editores de O PROGRESSO. Ele também foi ex-procurador-geral de Imperatriz, de 1995 a 2000.
Para o prefeito Sebastião Madeira, a galeria representa um reconhecimento ao trabalho de ex-procuradores e a preservação da história da cidade, tendo em vista que o passar dos tempos faz com que as pessoas esqueçam os fatos que marcaram a cidade. "Aproveito para parabenizar Gilson Ramalho por ter organizado a Procuradoria e a carreira de procurador em nosso Município", complementou o chefe do Executivo, aproveitando para destacar que sai do cargo com a missão do dever cumprido.
Por sua vez, o procurador-geral de Imperatriz, Gilson Ramalho, disse que foi um momento histórico, por meio do registro da importância de homens e mulheres que ocuparam os cargos de procuradores-gerais do Município. "Sem dúvida, uma iniciativa muito relevante e fica o registro para a nossa cidade".
O neto de Jurivê de Macedo, Daniel Endrigo, esteve na cerimônia, representando oficialmente a família. Emocionou-se ao falar sobre o trabalho realizado pelo avô nas diversas áreas nas quais atuou.
A galeria também homenageia a advogada Célia Maria Café Camurça Correia, irmã do jornalista Gilmário Café, ex-colunista político de O PROGRESSO, já falecido.
Comentários