No último domingo foi inaugurada a Biblioteca Comunitária do Povoado Coquelândia, localizado na Estrada do Arroz. A inauguração foi comemorada com grande entusiasmo com a presença destacada de crianças moradoras da localidade. A cerimônia de abertura da primeira biblioteca da localidade contou com a presença da Banda Marcial do Amaral Raposo, da animadora Jô Peteleco, que contou histórias e estórias alimentando o universo lúdico que a fantasia propiciada pela leitura cria.
O idealizador do projeto, vereador professor Marco Aurélio, narrou os desafios superados para que a realização da biblioteca fosse possível. Há mais de três anos o professor recebe doação de livros e revistas (novos e usados) de estudantes, pais de alunos, cidadãos, escolas e editoras. A blblioteca foi implantada com um acervo de mais de 10 mil livros e ainda com computadores, que também foi de doação de uma empresa privada instalada em Imperatriz, os quais terão internet gratuita aos pesquisadores.
A biblioteca foi instalada na Casa Familiar Rural e será um importante apoio às comunidades do seu entorno, pois conta com um acervo muito diversificado, desde livros didáticos do ensino infantil, fundamental, médio e até superior, paradidáticos, literatura infantil, clássicos literários e uma obra que será cuidada de forma especial, que foi doação do advogado Edmilson Amorim, de título "O poder das ideias", de Carlos Lacerda, onde o mesmo adquiriu em 1964 e está em perfeito estado de conservação. Este livro foi doado pelo advogado à biblioteca comunitária, juntamente com um grande acervo de sua propriedade.
A internet será fornecida gratuitamente por um empresário de Imperatriz, cuja família reside no povoado. Os computadores, em um total de 22, foram doados por uma empresa prestadora de serviço da Suzano e serão essenciais à prática de pesquisa.
O vereador Marco Aurélio comemorou: "Essa conquista é da comunidade, onde essa realização só foi possível porque muitas mãos se juntaram. Temos a certeza que essa biblioteca será de grande importância a essas crianças e jovens, pois a leitura propicia conhecimento, fortalecimento cultural e consequentemente inclusão e cidadania". Reforçou ainda a citação de Monteiro Lobato que "Uma nação se faz com homens e livros".
O presidente da Casa Familiar Rural, Edelvan Conrado, declarou que a biblioteca comunitária é um sonho antigo da entidade e da comunidade. Afirmou ainda ter certeza que a biblioteca servirá como uma pilastra de fortalecimento da dignidade.
A biblioteca foi entregue e será gerida pela Casa Familiar Rural, mas pertence às comunidades da Estrada do Arroz.
Esta já é a segunda biblioteca comunitária instalada pelo vereador, em parceria com a população.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14852
Comentários