A inauguração de 10 leitos de UTIs para atender crianças a partir dos dois meses aos doze anos de idade aponta para uma melhor qualidade na Saúde em Imperatriz. A medida adotada pela secretária de Saúde, Conceição Madeira, que promoveu o ato inaugural na manhã de segunda-feira, é pioneira e faz a diferença, uma vez que Imperatriz nunca disponibilizou em sua rede pública atendimento com essa classificação para o paciente nessa faixa etária.
O ineditismo da iniciativa foi destacado pela secretária ao lembrar que, somente nesta gestão, 30 novos leitos de UTIs foram inaugurados. Mas, o marco, a diferença é que até então inexistia leitos de UTI Infantil em Imperatriz e não só, mas em todo o interior do Maranhão”. Com a disponibilização efetuada a partir de agora, Imperatriz faz a diferença na Saúde, complementou.
Em seu discurso, Conceição Madeira destacou a participação da governadora Roseana Sarney, que tem dado a Imperatriz e à gestão Madeira demonstrações concretas de parceria liberando recursos, e agradeceu a participação de cada colaborador da Saúde em Imperatriz. “Temos aqui no Socorrão funcionários dedicados, do mais humilde servidor à coordenadora do setor, ao diretor do hospital”. - É assim que a administração anda, com cada um assumindo suas responsabilidades, enfatizou.
Ao convidar os presentes para conhecer a Farmácia mantida nas instalações do Socorrão, Conceição Madeira acabou por chamar a atenção para o atendimento ofertado. A O PROGRESSO ela destacou que todos têm conhecimento de que o atendimento no Socorrão é procurado por pessoas de todos os municípios vizinhos não somente do Maranhão, mas também do Pará e Tocantins. Na prática – ela destacou – o Socorrão presta atendimento a uma demanda promovida por três estados com uma receita prevista para uma cidade de duzentos e cinquenta mil habitantes, com um acréscimo promovido pelo SUS para a média e alta complexidade exclusiva para os municípios que não possuem. Conceição Madeira destacou que não é o que acontece. - Todos são testemunhas da quantidade de ambulâncias que acorrem para Imperatriz.
Durante a solenidade de instalação do Consems (Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde), realizada em Brasília, na noite do dia 23, e na qual Imperatriz pela primeira vez em sua história está representada, uma alta autoridade federal ligada ao Ministério da Saúde procurada pela reportagem explicou: “Como o atendimento do Socorrão em Imperatriz é de Urgência e Emergência e acidentes não são previsíveis, não têm hora para acontecerem, não é necessário ser um especialista em finanças para enxergar que os valores repassados pelo SUS são calculados com base estimativa levando-se em consideração os municípios que são pactuados. O repasse efetuado se torna menor que a necessidade de suprimento porque nem todos os municípios que buscam atendimento em Imperatriz fazem parte do sistema de pactuação, o que acaba por provocar desequilíbrio nos recursos designados e que agrava o quadro de atendimento. “Infelizmente essa é a realidade, que não é um privilégio de vocês lá em Imperatriz. É do Brasil”, complementou.
Chiquinho Escórcio critica “indústrias da ambulâncias”
O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), que se encontrava presente ao ato de inauguração das UTIs Infantil, fez questão de destacar ser testemunha da luta do prefeito em encontrar soluções para as carências da Saúde e criticou o que chamou de “indústrias de ambulâncias”. Para Chiquinho, é fato que os municípios da região se socorrem em Imperatriz.
Comentários