O evento chamou a atenção do público com protótipos em fase de teste, voltados para a saúde e tecnologia

Projetos tecnológicos aliados a preservação do meio ambiente que pretendem facilitar a vida das pessoas. Por meio de uma mostra científica, alunos da Escola Militar Tiradentes reuniram na Praça de Eventos I do Imperial Shopping experimentos na área de tecnologia e saúde. Com 72 estandes, o evento trouxe ainda informações sobre temas da atualidade, entre eles emagrecimento saudável, destinação do lixo e conservação da água.
“Este projeto vem sendo trabalhado desde o início do ano pelos alunos. Hoje eles estão expondo tudo o que foi pesquisado. A escola está contente com o resultado, pois temos trabalhos belíssimos e em cada estande as pessoas podem contemplar algo enriquecedor. E nada melhor do que expor todos estes trabalhos em um local com um grande fluxo de pessoas e em um ambiente saudável onde todos pudessem ficar bem à vontade”, garante a gestora pedagógica, Zoraima Soares.
A mostra trouxe vários experimentos que chamaram a atenção do público. Um protetor solar feito para albinos, à base de babosa e desenvolvido no próprio laboratório com a ajuda de um bioquímico, despertou curiosidades. Além disso, um minirresfriador de ar caseiro feito a partir de materiais recicláveis com capacidade para refrigerar os dois primeiros bancos de um carro e ainda um ventilador USB, construído com garrafa, foram uma das grandes novidades da feira.
O professor Francisco Carvalho disse que ficou surpreso ao encontrar tantas inovações e novidades. “Eu moro no estado do Tocantins e ao adentrar este espaço, comecei a circular pelos estandes e fiquei muito surpreso ao visualizar muitos trabalhos com grande importância e que podem no futuro saírem do papel e ganhar o mercado”.
Vale destacar também um invento que promete revolucionar a vida das pessoas antenadas com a tecnologia portátil. Trata-se de um carregador para aparelhos celulares que obtém energia por meio de árvores. O estudante João Victor, um dos idealizadores, explica o projeto. “O sistema interno faz com que os elétrons se movimentem na troca do alumínio com o cobre e gere energia estabilizada por meio de um circuito. Com pinos adaptáveis plugados em qualquer árvore e uma saída USB fêmea, será possível plugar o carregador e recarregar o aparelho”, revela o aluno.
Todos os experimentos apresentados durante a V Mostra Científica da Escola Militar Tiradentes já passaram pelos primeiros testes e estão sendo aprimorados. O objetivo principal dos pesquisadores é que os trabalhos possam ser aprovados e utilizados. (Dilmara Tavares - Assessoria de Imprensa)