Prevenir. Este é o principal objetivo da campanha de vacinação nacional contra a poliomielite, que pretende imunizar 12,2 milhões de crianças entre os dias 8 e 21 de junho em todos os estados brasileiros. Este ano, o Brasil completa o 34º ano de campanhas nacionais contra a doença e o 24º ano sem a poliomielite no país.
Em Imperatriz, além dos postos de saúde, a campanha também acontecerá antecipadamente no Imperial Shopping. Nesta sexta-feira (7) e na segunda-feira (10), serão disponibilizadas cerca de 500 doses da vacina. A iniciativa tem como público-alvo crianças de seis meses até cinco anos de idade (incompletos), que devem ser vacinadas no hall de entrada do shopping, das 14h às 17h.
A campanha de vacinação deve contemplar também os adultos, já que 900 doses serão destinadas para prevenir doenças como febre amarela, hepatite B, influenza, difteria e tétano. “Essa iniciativa pretende imunizar o maior número possível de pessoas. Além de imunizar crianças contra a pólio, temos também o objetivo de combater doenças que podem ser evitadas por meio da vacinação”, garante a coordenadora de imunização do município, Socorro Ribeiro.
Segundo a coordenadora, a ação contará com uma equipe de cinco enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde. “Uma equipe foi montada para prestar esse atendimento ao público durante os dois dias de vacinação que acontecerão no shopping. É importante lembrar que os pais devem levar a caderneta de vacinação dos seus filhos”.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil serviu de exemplo para outros países ao adotar, a partir do ano de 1980, a estratégia anual de campanhas nacionais de vacinação contra a poliomielite. O último caso registrado da doença no Brasil foi em 1989, na Paraíba. E desde 1994, o país mantém o certificado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de erradicação da poliomielite.
Para a gerente de marketing do Imperial Shopping, Beatriz Libório, a iniciativa deve favorecer tanto os pais como as crianças. “Pretendemos facilitar a vida dos pais que uma vez estando no shopping não precisam se deslocar até os postos de saúde, além de proporcionar às crianças um ambiente diferente do consultório médico”.
A doença – A poliomielite é uma doença viral, causada por poliovírus, e subdivide-se em três sorotipos (1, 2 e 3). É altamente contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 5 anos de idade. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, podendo invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas da doença (febre, fadiga, cefaleia, vômitos, rigidez no pescoço e dores nos membros), mas excretam o vírus em suas fezes. Portanto, podem transmitir a infecção para outras pessoas. (Assessoria de Imprensa)
Comentários