Para contribuir com as ações realizadas durante a Campanha Outubro Rosa, o Imperial Shopping, em parceria com o Sest/Senat, realizou, na sexta-feira (24), uma palestra para o público do shopping. Ao som de uma versão da música Show das Poderosas, que destacava a necessidade do autoexame, homens e mulheres foram convocados para ouvir as informações e tirar dúvidas quanto ao câncer de mama.
Ministrada pela enfermeira Amanda Larissa, a palestra tratou desde a história da campanha, características da doença, como também de formas de prevenção e tratamento. “Em alusão ao Outubro Rosa, que é uma campanha que acontece anualmente, nós fazemos essa palestra que foca principalmente na prevenção do câncer de mama. Então, vamos falar das formas de tratamento, como a doença é causada e como fazer o diagnóstico precoce e convidá-los a participar do encerramento da campanha no sábado”, explicou.
Durante sua fala, a enfermeira chamou a atenção para a necessidade de homens e mulheres realizarem o autoexame das mamas e também se consultar regularmente para fazer a mamografia, que permite um diagnóstico mais preciso. “Sendo diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem 90% de chances de ser curado. Para isso é necessário o acompanhamento constante”, enfatizou. Além dos exames clínicos e do toque nas mamas, Amanda destaca que exercícios físicos e uma boa alimentação contribuem para prevenção da doença.
Para a assistente de marketing Fabíola Milhomem, faz parte da política do Imperial Shopping contribuir para este tipo de campanha, pois o shopping é um local de passagem de muitas pessoas. “Nós somos receptores de diversos públicos, como mulheres, adolescentes, homens, crianças e idosos e também multiplicadores de informações. E em campanha com o Sest/Senat, nós resolvemos trazer a palestra para informar a população em geral, não apenas as mulheres. E assim estimular a prevenção da doença”.
Encerramento da campanha - Uma caminhada foi realizada para fechar a programação que visa alertar a população sobre a importância dos exames preventivos em combate ao câncer de mama. O evento reuniu centenas de pessoas na manhã desse sábado (25), na Praça de Fátima, em Imperatriz. Considerada a principal mobilização entre as ações realizadas durante o mês de outubro, a caminhada percorreu as principais ruas da cidade e foi encerrada na Praça Brasil.
Histórico - A luta contra o câncer de mama não é algo recente. O movimento nasceu nos Estados Unidos e existem registros de campanhas realizadas ainda no século 20. Um exemplo é quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure distribuiu os laços de fita cor-de-rosa, que simboliza a campanha, aos participantes da primeira Corrida pela Cura. A importância do tema também é lembrada com a iluminação em cor-de-rosa de monumentos históricos em todo o mundo. (Assessoria de Imprensa)