O Imperial Shopping Center será o maior consumidor de energia elétrica de Imperatriz. Para dar conta da demanda e distribuição de energia entre as lojas, está em fase de implantação um moderno sistema elétrico avaliado em mais de quatro milhões de reais. Por seguir todos os padrões e normas de instalações, o projeto já foi aprovado pela Companhia Energética do Maranhão – Cemar.
A rede de alimentação de eletricidade é de responsabilidade da Cemar, porém todas as subestações são particulares. O shopping vai ter uma subestação com capacidade de 3.000KVA. As lojas âncoras terão subestação própria e as satélites serão alimentadas pelo próprio empreendimento. Para economizar energia, todas as lâmpadas são fluorescentes e foram construídas duas claraboias – uma na entrada e outra em cima da praça de eventos – para facilitar a iluminação natural.
O Imperial contará ainda com três grupos de geradores para o fornecimento de energia sem interrupção e economia, principalmente, no horário das 17h30 às 20h30. No horário de ponta, os geradores assumirão automaticamente o fornecimento de energia de todo o shopping. Assim, haverá uma economia e folga no sistema da Cemar. Estes geradores serão alimentados com óleo diesel.
Segurança com eletricidade - Para garantir segurança contra incêndios ou curto circuitos, o Imperial possui postos de emergência, escadas largas e as claraboias estourariam para facilitar a ventilação. Os quadros elétricos – onde ficam os disjuntores e as chaves – são todos blindados para evitar a entrada de chamas.
“Os nossos quadros são equipados com Disjuntor Diferencial Residual (DDR). A principal função deste equipamento é de garantir a segurança do ser humano, pois caso alguém por acidente encoste em alguma parte energizada da rede, ele desligará o circuito. Contaremos ainda com detectores de fumaça nos banheiros e de fuga de gás na área da praça de alimentação”, explicou Allan Delon, responsável pelas instalações.
Outras medidas de segurança do sistema elétrico são os cabos afumex e os disjuntores de linha europeia. Os cabos são isolantes e não propagam fogo nem fumaça. Já os disjuntores são mais sensíveis em ler e perceber o curto-circuito e desligam o sistema elétrico automaticamente. O shopping possui ainda hidrantes e extintores espalhados por pontos estratégicos do empreendimento e caso ocorra aumento anormal da temperatura, chuveiros no teto serão acionados para disparar água instantaneamente.
Refrigeração - O sistema de refrigeração do shopping será por meio de tanques com água gelada. Esta é uma tecnologia chilena que funciona como uma garrafa térmica, o que evita a perca de calor excessivo e mantém o sistema refrigerado o tempo todo de forma econômica. Desse modo, as centrais de ar não precisam refrigerar frequentemente, mas apenas circular a água, para manter a temperatura agradável. (Assessoria de Imprensa)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14364
Comentários