A cidade já vive o clima da Copa do Mundo

Hemerson Pinto

Enquanto os jogadores convocados para compor a seleção brasileira de futebol que participará da Copa do Mundo no Brasil vivem às vésperas da apresentação ao técnico Luiz Felipe Scolari, o que acontece na próxima segunda-feira, 26 de maio, no Rio de Janeiro, os imperatrizenses organizam os preparativos para a torcida rumo ao hexacampeonato.
Primeiro foi o comércio que se preparou para atender as exigências dos torcedores e antecipou a venda de artigos com bandeiras, apitos, vuvuzelas, camisas e uma série de itens que estão colorindo a cidade de verde e amarelo. Meses antes ainda era tímida a exposição de produtos visando a Copa do Mundo. Hoje, basta se dirigir ao centro da cidade ou em setores comerciais dos maiores bairros de Imperatriz para notar lojas inteiras apostando nas vendas para os torcedores apaixonados pela seleção e pelo mundial.
Os próximos 18 dias que antecedem a Copa do Mundo prometem ser de muita correria para quem decidiu ornamentar ruas, ambientes internos e fachadas de residências e estabelecimentos comerciais com enfeites que levam as cores do Brasil.
“Faltam poucos dias, se a gente não correr não vai dá tempo. Nos queremos organizar tudo até o dia 10 de junho, no máximo, pra ficar dois dias apenas esperando a hora do primeiro jogo do Brasil. Tem três meses que a gente faz vaquinhas e se reúne três vezes por semana para montar as bandeirolas. A partir de primeiro de junho vai ser todas noites”, disse a auxiliar de escritório, Katia Regina, moradora do bairro Nova Imperatriz.
O aposentado Otávio Rodrigues viu a seleção brasileira ser campeã de cinco copas do mundo. Aos 79 anos espera vê o pais comemorando o hexacampeonato. “Minha diversão é assisti futebol na televisão. Minha neta mais velha está responsável para comprar minha camisa. Quero a 11, do Neymar. O Brasil tem que ganhar, pois sou velho e não sei se ainda assisto a copa de 2018”, disse, ao sorrir da própria brincadeira.
A seleção brasileira entra em campo em sua primeira participação na Copa do Mundo 2014 no dia 12 de junho, às 17h em São Paulo, no Itaquerão. A segunda participação é no dia 17 de junho, às 16h, quando enfrenta o México no estádio Castelão, em Fortaleza, Ceará. O último jogo do Brasil na primeira fase da competição será no dia 23 de junho, às 17h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, contra Camarões.