Conor Pires de Farias

Em clima de comoção, um grande número de pessoas acompanhou o sepultamento, no final da tarde de ontem, no Cemitério Campo da Saudade, do jornalista Conor Pires de Farias, proprietário da TV Capital (Rede TV). Ele faleceu na madrugada de domingo, em São Luís, aos 62 anos, devido a complicações de uma cirurgia de vesícula.

Goiano, Conor Farias chegou a Imperatriz na década de 70. Foi professor de matemática, atuando em várias escolas, mas tempos depois vocacionou-se para a comunicação e o empreendedorismo, tendo deixado de lado o magistério e o que seria uma carreira de advogado para se dedicar ao ofício que lhe deu fama e influência.
Na sua trajetória, o “homem do povão”, como era chamado nos tempos do rádio, quando ensaiou uma carreira política, foi dono de lojas e casas de shows e empresário de eventos; contudo, ganhou notoriedade mesmo foi na comunicação. Primeiro na Rádio Imperatriz, do paulistano Moacy Spósito, onde ganhou espaço como polemista, e depois na TV, com passagens pela TVE e Band. Também foi arrendatário do Sistema Nativa de Comunicação, de onde saiu para cuidar do seu sistema de comunicação, que chegou a incluir, além da hoje TV Capital, uma rádio (Karajás) e o Jornal Capital, de circulação diária.
A paixão de Conor Farias pela comunicação podia ser vista diariamente no Imperatriz 24 Horas, programa que o consagrou. Mesmo debilitado, reunia forças para gravar e assim deixar registrados seus comentários sobre os mais diversos assuntos, com destaque para a política; tema ao qual encerrava seus comentários mais ácidos e polêmicos.
A morte de Conor pegou de surpresa a cidade, sobretudo os colegas de profissão.
“Uma grande perda para todos. Conor, professor de matemática no colégio Polivalente, onde nos conhecemos. Depois montou a Carrus, empresa de som e acessórios, e daí para o rádio, tv e jornal foi um pulo. Trabalhamos juntos na Band e Nativa. Meus pêsames à família e que Deus conforte a seus irmãos Tarcísio e Maria, sua mulher Reny, o Ítalo, seus irmãos. Triste aqui”, escreveu o jornalista Willian Marinho.
O jornalista Marcelo Junior aproveitou para rememorar um pouco a trajetória de Conor. “Na TV, Conor apareceu pela primeira vez na telinha apresentando o TVE Notícias, emissora pertencente à prefeitura de Imperatriz, a convite do próprio Marcelo Rodrigues, seu então diretor. A partir daí, iniciou sua trajetória conciliando rádio e TV”.
“Dia de luto! É com sentimento de profundo pesar pela perda do nosso amigo Conor Farias que acordamos neste domingo. Nos unimos aos amigos, colegas e familiares neste momento de dor que envolve todos nós. Rogamos a Deus que sua alma descanse em paz”, escreveu o jornalista Paulo Negrão.
Já a cerimonialista Zilda Reis destacou: “Meus sentimentos à família pela perda desse grande comunicador e formador de opinião, responsável pelo debate de grandes temas da cidade e do nosso Estado. Amigo que conheci logo que cheguei em Imperatriz. Descanse em paz”.