Arraiá da Casa do Idoso animou a programação

Em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Imperatriz realizou, na última sexta-feira (15), uma mobilização na Praça de Fátima. A concentração teve início às 8h e mostrou à sociedade a importância de se discutir o tema e principalmente incentivar as pessoas a realizar denúncias de maus tratos contra os idosos.
Na oportunidade, os idosos puderam aferir a pressão, fazer teste de glicemia e avaliação nutricional. Houve também apresentações do coral, teatro e quadrilha feitas pelos idosos da Casa do Idoso e uma tribuna popular, onde o público e as autoridades presentes puderam se manifestar em relação ao tema.
O prefeito Sebastião Madeira destacou a importância da terceira idade para a cidade. “Ser idoso é um privilégio de saber que já foi jovem, pois os jovens não têm a certeza que um dia serão idosos. Imperatriz abraça e agradece a presença de vocês nessa cidade, pois vocês dão alegria e energia para ela”.
A secretária da Mulher, Conceição Formiga, ressaltou que a família e a sociedade precisam reconhecer a importância e a contribuição dos idosos. “Também queremos reivindicar a criação de uma delegacia especializada para os idosos e alertar os profissionais da saúde para que fiquem atentos e notifiquem qualquer violência que perceberem contra os idosos”.
Para a coordenadora da Casa do Idoso e presidente do Conselho Municipal de Proteção ao Idoso (CMPI), Maura Barroso, a cidade tem avançado muito na política de assistência ao idoso. “Hoje existe uma teia de instituições que protegem e acolhem as pessoas da terceira idade. Temos vários órgãos mantidos pela prefeitura que fazem um trabalho de assistência e proteção aos idosos como a Casa do Idoso, o Creas e os Cras”.
Segundo a aposentada Maria Oliveira, 65 anos, que participa há quatro anos das atividades da Casa do Idoso, a instituição trouxe novas experiências para sua vida. “É muito bom participar das atividades da casa. Eu danço e faço teatro. Este ano é a primeira vez que eu danço quadrilha, estou amando, pois durante toda a minha vida não tive essa oportunidade”.

Organizadores
O evento foi realizado pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com o CMPI, Defensoria Pública, Ministério Público, Pastoral da Pessoa Idosa, Associação Pró-Idosos de Imperatriz (APII), universidades e outras instituições que assistem aos idosos na cidade.
Para denunciar maus tratos contra a pessoa idosa, o cidadão pode usar o ‘Disque 100’. (Comunicação)